Tumulto e aglomeração na tarde desta quarta-feira (13) na Grande Vitória. Filas enormes se formaram em frente a uma rede de loja de móveis e eletrodomésticos, o que gerou revolta na população. Algumas pessoas ficaram mais de sete horas na fila.
Gabriela Moreira chegou na loja do Centro de Vitória por volta de meio dia. A ambulante precisava pagar um boleto na loja de móveis e eletrodomésticos. Logo que chegou, ela encontrou tumulto e as pessoas aglomeradas.
Segundo ela, algumas pessoas chegaram a passar mal na fila. “Eles dividiram duas filas, uma para quem estavam pagando compras e outra para pagamentos do carnê. A fila do carnê não andava! Uma idosa passou mal na fila. Eu fiquei quase cinco horas”, contou.
Um vídeo gravado na unidade de Laranjeiras, na Serra, mostra a quantidade de pessoas na fila. Em frente a loja de Campo Grande, em Cariacica, a fila fez curvas nos quarteirões. Na unidade da Glória, em Vila Velha, o cenário não era diferente.
De acordo com os consumidores, o tumulto teria ocorrido pois houve acúmulo de pagamento de boletos, já que as lojas estavam fechadas por causa do isolamento social e só voltaram a abrir nesta semana. “Eu estou tentando pagar boleto desde a última segunda, mas as lotéricas não recebem”, explicou Gabriela.
No último sábado (09), o Governo do Estado flexibilizou a abertura do comércio, mas com regras determinando rodízio das atividades comerciais e horário restrito. Em dias pares podem abrir lojas de consumo pessoal. E nos dias ímpares podem ser vendidos produtos de consumo não pessoal como de móveis e eletrodomésticos, por exemplo.
Os consumidores pedem para que as lojas direcionem estes primeiros dias de reabertura apenas para o recebimento de boletos em atraso. Em nota, a rede de loja de móveis e eletrodomésticos justificou as filas alegando que, por seguir protocolos de segurança e evitar aglomerações dentro das lojas, as equipes foram orientadas a permitir a entrada gradual dos clientes, o que gerou as filas do lado de fora.
A empresa também informou que tem orientado os clientes ao distanciamento de no mínimo 1,5m em filas e por meio de cartazes. Sobre o pagamento dos boletos, a rede informou que sempre puderam ser feitos, até a data de vencimento, em agências bancárias e casas lotéricas e que durante a pandemia, o vencimento da parcela de abril foi prorrogada. Prefeituras informaram que agentes estiveram nas lojas para orientar a população.
*Com informações da repórter da TV Vitória/Record TV, Milena Martins.