Professor de jiu-jitsu há sete anos, Mannuel Correa, 29, precisou usar, pela primeira vez, as artes marciais para além da sala de aula, mas como forma de proteger alguém.
“É algo que a gente está sempre preparado, caso aconteça. A gente não espera nem almeja isso, mas se for preciso vamos ajudar”, diz.
No último dia 5 de junho, na Rodovia do Sol, em Vila Velha, Mannuel tinha planos de começar o dia solteiro e terminar oficialmente casado com a dentista Iony Lopes Bispo, 29 anos. Nos preparativos para o casamento, ele saiu de casa para comprar o almoço, se arrumar e ir para o cartório.
Porém, quando foi comprar a comida, viu um casal em uma bicicleta abordando uma senhora. “Tentaram puxar a bolsa dela e mostraram uma faca. Eu cheguei perto ameaçando e eles fugiram na bicicleta”, relatou ele.
Segundo o lutador, eles conseguiram fugir, mas por precaução ele decidiu acompanhar a senhora até o ponto de ônibus, em outra rua. Ao deixar a mulher no local e atravessar a rua, o mesmo homem que tinha tentado minutos atrás assaltar a vítima tentou novamente.
Luta na rua
Foi neste momento que ele não pensou duas vezes e começou a lutar com o suspeito.
“Quando eu pisquei ele já estava imobilizado. Eu não me arrependo e faria de novo. Naquele mesmo dia um senhor foi esfaqueado sem ter como se proteger. Fiz o certo porque estava preparado”, explicou o professor.
Logo depois uma viatura da Polícia Militar que passava no local prendeu o suspeito. A mulher que estava com ele na bicicleta conseguiu fugir. Toda a ação foi filmada por um morador do alto de um prédio, que ficou surpreso ao reconhecer o professor Mannuel. Veja o vídeo abaixo:
Hora do casamento
Mesmo após lutar e imobilizar o suspeito, Mannuel conseguiu chegar a tempo para o casamento.
“Toda a ação durou menos de 10 minutos. Comprei o meu almoço, voltei para casa, me arrumei e fui ao encontro dela”, pontuou.
Ainda segundo ele, sua mulher Iony foi quem chegou atrasada.
“Ela chegou dizendo que o dia dela tinha sido uma loucura. Eu ri comigo e falei: você não imagina o meu”, brincou Mannuel.
“Contei a história só depois que ela assinou os papéis.”
A dentista Iony Lopes Bispo pensava que seria a protagonista no dia. Ela precisou se arrumar em Cariacica e, quando estava voltando para Vila Velha, pegou um trânsito na Avenida Lindenberg, no qual ficou parada mais de uma hora.
“Um carro pegou fogo na avenida e eu cheguei muito atrasada. Engraçado que ele me ligava perguntando se eu ia deixar ele no altar. Por fim, consegui chegar e nos casamos”, contou ela.
Iony explicou que na recepção o primo veio com o celular querendo mostrar o vídeo.
“Eu nem queria ver muito o vídeo, mas ele insistiu. Virei para o Mannuel e disse: olha, ele luta jiu-jtsu, foi quando eu dei um zoom e vi que era ele e comecei a gritar e brigar. Hoje eu dou risada da situação, mas foi sério no dia”, frisou ela.
O casal fará uma festa no próximo sábado 19, mas Iony já deixou o recado:
“Pedi para deixarem ele acorrentado, para não bancar o herói nem nada do tipo”, reforçou a dentista.