Geral

Vídeo: fisioterapeuta dança com bebê no bolso e revolta; veja o que pode acontecer

Profissional foi afastada e caso será tratado na Justiça por suposto crime. Hospital se pronunciou e revela qual é real estado de saúde do recém-nascido; saiba tudo

Foto: Reprodução / Redes Sociais

Um bebê recém-nascido foi colocado no bolso de um jaleco por uma fisioterapeuta no Hospital e Maternidade Marieta Konder Bornhausen, na região de Itajaí, em Santa Catarina. Dentro da costura da roupa, balançou para lá e para cá em uma “dancinha” que a profissional decidiu fazer. 

O vídeo da cena, no mínimo, preocupante viralizou nas redes sociais desde a tarde desta terça-feira (15). 

Na gravação, que circula nas redes sociais, a profissional aparece dançando a música “Desenrola, Bate, Joga de Ladin (sic.)”, com o bebê chacoalhando no bolso, enquanto ela o apoia parcialmente. O caso também aconteceu nesta última terça-feira (15). 

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

As imagens flagradas geraram revolta nas redes sociais. 

Durante o vídeo, a fisioterapeuta e a pessoa responsável pela filmagem dão risadas da situação. 

LEIA TAMBÉM: Vídeo incrível! Homem toca violão durante cirurgia no próprio cérebro

VÍDEO REVOLTA

CASO DE JUSTIÇA

Ao ser procurado pela imprensa, o hospital declarou que o caso ocorrido é uma atitude “isolada” e expressou repúdio pelo comportamento criminoso. Além disso, a Maternidade esclareceu que a fisioterapeuta é uma funcionária terceirizada proveniente de empresa contratada pela instituição. 

Ainda segundo a entidade de saúde, todas as medidas legais já estão sendo tomadas rigorosamente. 

Além da funcionária, colaboradores presentes na ocasião também serão identificados e responderão criminalmente pelo o que aconteceu. 

LEIA TAMBÉM: Homem surta, faz xixi em chão de restaurante e é preso em mistério bizarro

A empresa terceirizada, Vitalle Fisioterapia, divulgou um comunicado nas redes sociais lamentando a condutada e esclarecendo sobre o afastamento da profissional. 

“Nós da equipe de Fisioterapia viemos através desta expressar nossa profunda indignação à ação da fisioterapeuta pertencente a nossa equipe, executando uma dança com um recém-nascido no bolso da roupa privativa. Estamos estarrecidos com o absurdo da situação e informamos que a profissional foi imediatamente afastada de suas funções e medidas cabíveis serão tomadas, frente a decisões do órgão regulamentador da profissão (CREFITO) e junto ao hospital.” 

Já o presidente do Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 10ª Região (CREFITO-10), Sandroval Francisco Torres, divulgou uma nota com o intuito de reafirmar a posição. 

“O Departamento de Fiscalização do CREFITO-10 já se dirigiu ao hospital onde ocorreram os lamentáveis fatos com o intuito de apurar a autoria. Caso comprovado se tratar de profissional fisioterapeuta, ocorrerá a suspensão cautelar do exercício profissional até a conclusão do processo ético disciplinar competente”, alertou texto de pronunciamento feito.

LEIA TAMBÉM: Morte de MC Katia: entenda doença que causou amputação de perna e sintomas

Segundo informações da CNN Brasil, a Secretaria de Saúde de Itajaí irá solicitar ao Hospital Marieta Konder Bornhausen explicações acerca das medidas adotadas.

PROCESSO DO CRIME

Além das instituições, a Polícia Civil (PC) do estado comunicou às reportagens que um inquérito foi aberto com o objetivo de apurar a atitude criminosa dos envolvidos nas filmagens, de acordo com a delegada Vivian de Andrade Mattos.

“Inicialmente foi instaurado pelo crime de perigo a vida ou a saúde e também pelo crime do ECA, de submeter a criança a vexame ou constrangimento. Claro, as capitulações podem mudar a medida que ocorre a investigação”, explicou.

LEIA TAMBÉM: Terror! Ataque de crocodilos faz buraco na rua e “ninho” invade casas

Uma denúncia também foi enviada pelo Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) ao promotor da Infância e Adolescência Diego Rodrigo Pinheiro.

BEBÊ ESTÁ INTERNADO

Durante esta quarta-feira (16), a equipe médica do hospital comunicou que o bebê recém-nascido foi submetido a uma bateria de exames e passa bem, com condições saudáveis. 

Segundo a assessoria, nenhum dano proveniente das ações da fisioterapeuta foi apresentado. O bebê segue internado, porém a internação teria como objetivo apenas ganhar peso. 

LEIA TAMBÉM: Refeição indigesta! Cobra morre após tentar devorar porco-espinho

RELEMBRE CASO

Ainda neste ano, uma bebê recém-nascida foi encontrada abandonada em um terreno, no último mês de abril, no bairro Barcelona, na Serra. A criança estava dentro de uma caixa de papelão e foi encontrada ainda viva por uma jovem, que voltava do trabalho.

A aposentada Maria Antoniolli, de 63 anos, contou à equipe de reportagem da TV Vitória/RecordTV que a amiga que encontrou a bebê trabalha na região, mas mora em Vitória.

No momento do susto, a solução que ela encontrou foi levar a recém-nascida para casa e buscar ajuda com as autoridades. Depois, a bebê, que ainda estava com o cordão umbilical, foi levada para um hospital de Vitória. O Conselho Tutelar foi acionado e a menina ficará sob a responsabilidade deles. 

Leia a matéria completa em: Recém-nascida é encontrada dentro de caixa em terreno da Serra

FISIOTERAPIA

Estudos nacionais e internacionais demonstram que a ocorrência de dor crônica é a razão principal pela qual 80% das pessoas procuram os serviços de saúde. No Brasil, estima-se que a dor crônica acometa entre 30 e 40% da população brasileira.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) alerta que a dor crônica acomete uma grande parcela da população mundial, sendo uma das principais causas da incapacitação física para o trabalho e redução da produtividade e qualidade vida.

Diante destes fatores, o fisioterapeuta é um dos profissionais da equipe de multidisciplinar que mais convive com o paciente e, por isso, é um dos mais indicados para o controle do gerenciamento de dor, ou seja, trabalhar todas as formas e vias de dor do paciente, que fazem ele entrar em crise.

LEIA TAMBÉM: Pé no chão! Homem está sem usar sapato há 8 anos e revela benefícios

A terapia trabalha na função do paciente, logo o fisioterapeuta é responsável pela reabilitação física da região de dor e do corpo. O especialista reabilita o local com técnicas mecânicas, que facilitam a remoção ou a redução das medicações.

Por meio do trabalho do fisioterapeuta, há uma melhora na mobilidade e controle do nível de forma do paciente. Uma das áreas mais importantes do tratamento é a exposição gradativa aos exercícios. 

Leia a matéria completa em: VÍDEO | Check-Up Saúde: saiba como a fisioterapia pode ajudar na dor crônica