Vários buracos surgiram em algumas ruas da Grande Vitória por conta das fortes chuvas que vem atingindo a região há uma semana. O problema, que é uma recorrente reclamação nas vias capixabas, pode ser causado por uma base mal feita no asfalto.
A rodovia Darly Santos, em Vila Velha e a José Sette, em Cariacica foram algumas das principais vias prejudicadas. A saída que os motoristas encontram podem ser perigosas. Muitos passam pela contramão, sobem nas calçadas e se arriscam na tentativa de desviar de buracos muito grandes.
Em Vitória, as avenidas que foram mais prejudicas com os buracos causados pela chuva foram a Dante Michelini, Norte-Sul, Vitória, Beira-Mar, Princesa Isabel, Jerônimo Monteiro e a Alexandre Buaiz, na Vila Rubim, onde a reportagem do Folha Vitória registrou uma das pistas interditadas pela água e os buracos na via.
Confira a cobertura do repórter Iures Wagmaker na localidade:
De acordo com o Conselho Regional de Engenharia (CREA-ES), a água penetra com certa facilidade no asfalto e se a base não for adequada, é comum que rachaduras e buracos apareçam.
No caso da José Sette, em Cariacica, moradores precisaram colocar um caixote e uma vassoura dentro de um dos buracos para servir como alerta aos condutores. Na capital, a Avenida Alexandre Buaiz, que fica próxima da Vila Rubim, também não está muito diferente, motoristas estão procurando saídas perigosas para fugir dos buracos.
Cone e balde chegaram a ser usados para sinalizar buracos encobertos pela água acumulada. Nesta quarta-feira (20), uma longa fila de veículos se formou ao longo do dia, chegando até a subida da segunda ponte.
O outro lado
Em nota, a prefeitura de Vitória afirmou que está com várias frentes de com uma grande operação de ‘tapa-buracos’ nas principais avenidas para garantir o tráfego seguro. No total, são gastos em torno de 218 mil por mês com o serviço.
Já em Cariacica, a Secretaria Municipal de Serviços (SEMSERV) informou que a cidade têm quatro equipes de manutenção asfáltica, mas os trabalhadores estão paralisados devido ao mau tempo e o serviço será retomado após a chuva. Ainda segundo a prefeitura, as vias que normalmente mais precisam de ajuda após chuva, são as dos bairro de Jardim América, Vila Capixaba e Porto de Santana.