Um vídeo produzido pelo Ministério da Agricultura para divulgar as belezas do Espírito Santo na década de 30 mostra a Grande Vitória com poucos prédios, sem a urbanização que encontramos hoje.
O material tinha o objetivo de mostrar o desenvolvimento de Vitória durante a administração do Prefeito Américo Poli Monjardim, em 1938. O documentário com imagens e narração da época proporciona uma viagem no tempo até a década de 30, conhecendo parte da história do Estado.
A filmagem com narrativa foi feita em super 8 e oferece uma visão de Vila Velha e Vitória, passando pelos principais pontos dos municípios. Em Vila Velha, a cidade mais atinga do Estado, é possível ver a Praia da Costa completamente deserta, o Convento da Penha, com o Campinho ainda limpo e a Fortaleza de Piratininga, atualmente conhecida como 38º Batalhão de Infantaria.
Já as imagens de Vitória mostram o desenvolvimento promovido durante a administração municipal, como a abertura da Rodovia Serafim Derenzi. Mostra também atividades no Aeroporto de Vitória, com pistas ainda sem pavimentação, e no Cais do Hidroavião, em Santo Antonio. Além de imagens do bairro Jucutuquara (com a Pedra dos Dois Olhos ainda conhecida como Pedra da Jucutuquara), da Cidade Alta, com as principais igrejas, do quartel da Policia Militar em Maruípe, da Ponte da Passagem, do chafariz da Capixaba e da avenida Jerônimo Monteiro, no Centro da cidade.
O vídeo foi publicado no YouTube pelo servidor público Willis de Faria. Ele explicou que recebeu o vídeo e decidiu compartilhar.