Um homem foi visto chutando uma das vaquinhas coloridas que fazem parte do movimento artístico internacional CowParade, em Vila Velha. As instalações estão presentes em diferentes pontos nas cidades de Vitória e Vila Velha.
>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!
No vídeo, recebido pela reportagem da TV Vitória/Record TV, é possível ver um homem chutando uma das obras presentes no calçadão da Praia de Itaparica.
>> Para onde vão as 62 vaquinhas coloridas após fim da CowParade?
Inicialmente ele dá um chute, mas aparentemente erra a estrutura. Em seguida, enquanto estava de costas, ele acerta a estátua. Após o ato de vandalismo, o homem sai do local como se nada tivesse acontecido.
O que diz a Prefeitura de Vila Velha?
O jornalismo da TV Vitória procurou a Prefeitura de Vila Velha para saber mais detalhes sobre o caso.
Em nota, a Guarda Municipal de Vila Velha informou que não foi acionada. A corporação afirmou ainda que realiza o patrulhamento preventivo constantemente na cidade.
“Caso algum ato de vandalismo seja presenciado no município, a GMVV pode ser acionada pelo telefone 3149-7444”, acrescentou em nota.
O que é a CowParade?
A CowParade é o maior evento artístico a céu aberto do mundo. As exposições tiveram início em 1998. A curadoria seleciona artistas que utilizam uma escultura de vaca, feita em fibra de vidro, de tamanho real.
As obras são espalhadas pela cidade para transformar ruas e avenidas em exposições de arte, acessíveis a todo e qualquer tipo de pública.
A ideia de utilizar vacas para a exposição surgiu do suíço Pascal Knapp, no ano em que o projeto foi idealizado, em Zurique.
O escultor achava as vaquinhas perfeitas para que os artistas pudessem reproduzir uma tela tridimensional de forma criativa.
Desde 1998, a CowParade já passou por 30 país. No Brasil, o evento marca presença desde 2005. Esta é a 14ª edição em terras brasileiras e a primeira após a pandemia de covid-19.
Em Vitória e Vila Velha estão expostas 62 vaquinhas, 59 delas assinadas por artistas capixabas.