Câmeras de videomonitoramento da Parkrose High School, na cidade de Oregon, nos Estados Unidos, registraram o momento em que um treinador do ensino médio desarma um aluno e o abraça nos corredores da escola.
O caso aconteceu em 17 de maio, mas a informação foi veiculada no canal de comunicação norte-americano ABC News esta semana. Nas imagens, é possível observar que o aluno entra na escola e, em seguida, o treinador de futebol e atletismo, Keanon Lowe, passa e nota a presença dele. Na sequência, o vídeo registra Lowe segurando a arma e se afastando do aluno Angel Granados-Diaz, de 19 anos.
Lowe segura o estudante e os dois se abraçam por pelo menos um minuto. Nesse momento, outra pessoa aparece e recolhe a arma das mãos do professor. Inicialmente, as investigações apontavam que o treinador derrubou o jovem no chão, o que não aconteceu e ficou comprovado pelas imagens divulgadas pelo Ministério Público do condado de Multnomah.
Naquela época, o aluno sofria de uma crise de saúde mental. Granados-Diaz se declarou culpado e foi condenado a três anos de detenção por posse ilegal de arma de fogo.
À emissora afiliada da ABC, Portland KATU, Lowe disse que estava bem próximo quando o aluno entrou na sala de aula com a arma. “Então éramos apenas eu e esse aluno. Foi um momento emocionante”, disse. “Naquela época, eu senti compaixão por ele. Muitas vezes, especialmente quando se é jovem, não percebemos o que estamos fazendo até que acabe”, afirmou.
Com informações R7 e ABC News