Geral

VÍDEO | Imagens aéreas mostram situação de barragem e ruas de Alegre após chuva do final de semana

Alerta de rompimento do reservatório na comunidade de São João do Norte foi retirado nesta segunda-feira (27), mas a chuva dos últimos dias deixou estragos na região

Foto: Foto: Josiel Ferreira

Uma barragem localizada próximo à comunidade de São João do Norte, em Alegre, no Sul do Estado deixou moradores assustados no último final de semana. Por conta do grande acumulado de chuva na região, o volume de água no reservatório aumentou consideravelmente e a prefeitura do município chegou a fazer uma alerta de evacuação da cidade, por conta do risco de rompimento da estrutura.

Técnicos da Statkraft, empresa responsável pela barragem, realizaram diversas inspeções durante todo final de semana e na tarde desta segunda-feira (27), comunicaram que não há mais risco de rompimento do reservatório.

Segundo a nota divulgada para imprensa, o diretor de operações e manutenção da barragem orientou que a Defesa Civil e a prefeitura retirem o alerta de evacuação da cidade em função das condições adequadas de segurança da barragem.

Fake news

A situação de risco na barragem deixou toda a população alarmada e muitas notícias falsas sobre o assunto começaram a circular nas redes sociais. Vários vídeos compartilhados mostravam o rompimento de reservatórios, alguns até de outros municípios brasileiros. A prefeitura de Alegre e a Statkraft tiveram de ir a público explicar a real situação da barragem e pedir que as pessoas não compartilhassem informações falsas.

Imagens aéreas

A equipe de reportagem da TV Vitória/Record TV esteve no domingo na região e fez imagens aéreas da situação da cidade de Alegre após o temporal. De acordo com o último boletim divulgado pela Defesa Civil, 250 pessoas estão desabrigadas e outras 2300 desalojadas no município. A rodovia ES 185 permanece interditada no km 66,5 e 71.

No domingo, famílias chegaram a ficar ilhadas no distrito de Rive e regiões próximas ficaram alagadas. O distrito teve abastecimento elétrico prejudicado. As ruas da localidade foram tomadas por lama e os moradores passaram o dia num mutirão de limpeza e cálculo de prejuízos.