Um vídeo viralizou na internet e tem sido comparado ao filme “Rei Leão”. Motivo? Um macaco babuíno “salvou” um filhotinho de leão que estava sendo ameaçado por um grupo de babuínos, e saiu carregando ele como fosse uma cria.
Tudo aconteceu no Parque Nacional Kruger, na África do Sul, e foi registrado pelo guia de safári Kurt Schultz. Em uma rede social, o guia comentou que tinha uma reunião no parque e, enquanto aguardava, decidiu circular pelo local e tirar algumas fotos.
Nesse tempo, ele encontrou um grupo de babuínos que pareciam agitados e, de repente, um deles se afastou e começou a escalar uma árvore. Neste momento, o guia percebeu que o animal, que era um jovem macho, carregava um filhote de leão.
Ele conta que provavelmente no começo do dia os babuínos desceram das árvores para procurar por comida e encontraram o filhote de leão escondido. O que mais o surpreendeu foi o fato de o babuíno tratar o filhote como se fosse da própria espécie, o protegendo e fazendo carinho no leão.
Não demorou muito para que a cena fosse comparada com uma cena que ocorre no começo do filme “Rei Leão”, em que Rafiki ergue o bebê Simba. Mas, na vida real, o final pode não ser tão feliz. O guia diz que o filhote provavelmente não sobreviveu, seja por brigas entre babuínos para pegar o leão e comê-lo, apenas pela força do babuíno andando com o filhote ou pelo calor do dia.
O filhote não foi visto novamente, mas o guia comentou em uma nova publicação que após três dias sem leite materno o leão não sobreviveria. Algumas pessoas levantaram a possibilidade de o babuíno ter resgatado o animal apenas para comê-lo sozinho. “Depois de 20 anos como guia, esta foi a primeira vez que eu vi um babuíno cuidando e criando um filhote de uma espécie predadora”, comentou o guia.
As regras do Parque Nacional Kruger proíbem a interferência de humanos em eventos normais da natureza. É comum que babuínos tentem matar filhotes de leão pois, ao se tornarem adultos, os leões viram predadores dos babuínos. Veja a cena:
Com informações do Portal R7!