Geral

VÍDEO | Mais peixes são achados mortos em lagoa de Jacaraípe

As imagens foram gravadas nesta quarta-feira (26) por um pescador da Lagoa do Juara, em Jacaraípe

Dezenas de peixes mortos apareceram na Lagoa do Juara, localizada em Jacaraípe, no município da Serra. As imagens foram gravadas nesta quarta-feira (26), por um pescador do local.

A situação se repete uma semana depois que os animais foram localizados, na terça-feira (18), no canal São Patrício, localizado na mesma região do município. 

> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas pelo WhatsApp? Clique aqui e participe do nosso grupo de notícias!

Foto: Reprodução

Na ocasião, segundo laudos da Prefeitura da Serra, divulgados segunda-feira (24), foi indicado que o oxigênio na água está muito abaixo do esperado.

Segundo o órgão, a concentração de oxigênio dissolvido esperado para a classe do Rio Jacara[ipe é de no mínimo 2mg/l, o valor observado no dia do ocorrido foi de 0,11mg/l, muito abaixo do valor esperado. 

Segundo o engenheiro ambiental André Novaes, a diminuição do oxigênio pode ter como causa diversos fatores, entre eles, substâncias adicionais na água.

“Quando é lançado algum esgoto ou carga orgânica, que veio de área industrial, os microrganismos presentes no rio vão degradar a matéria orgânica e consumir oxigênio”, destaca.

Outros parâmetros, como temperatura e turbidez da água, também estão sendo analisadas. A Prefeitura também informou ainda que, a Ambiental Serra, empresa responsável pela coleta e tratamento do esgoto do município, foi notificada e apresentará um laudo com análises.

Após as ações, o Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos informou que, enviou uma equipe ao local para averiguar o ocorrido. 

LEIA TAMBÉM: Laudo aponta baixa oxigenação da água como causa da morte de peixes na Serra  

Repórter do Folha Vitória, Maria Clara de Mello Leitão
Maria Clara Leitão

Produtora Web

Formada em jornalismo pelo Centro Universitário Faesa e, desde 2022, atua no jornal online Folha Vitória

Formada em jornalismo pelo Centro Universitário Faesa e, desde 2022, atua no jornal online Folha Vitória