Dezenas de peixes mortos apareceram na Lagoa do Juara, localizada em Jacaraípe, no município da Serra. As imagens foram gravadas nesta quarta-feira (26), por um pescador do local.
A situação se repete uma semana depois que os animais foram localizados, na terça-feira (18), no canal São Patrício, localizado na mesma região do município.
> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas pelo WhatsApp? Clique aqui e participe do nosso grupo de notícias!
Na ocasião, segundo laudos da Prefeitura da Serra, divulgados segunda-feira (24), foi indicado que o oxigênio na água está muito abaixo do esperado.
Segundo o órgão, a concentração de oxigênio dissolvido esperado para a classe do Rio Jacara[ipe é de no mínimo 2mg/l, o valor observado no dia do ocorrido foi de 0,11mg/l, muito abaixo do valor esperado.
Segundo o engenheiro ambiental André Novaes, a diminuição do oxigênio pode ter como causa diversos fatores, entre eles, substâncias adicionais na água.
“Quando é lançado algum esgoto ou carga orgânica, que veio de área industrial, os microrganismos presentes no rio vão degradar a matéria orgânica e consumir oxigênio”, destaca.
Outros parâmetros, como temperatura e turbidez da água, também estão sendo analisadas. A Prefeitura também informou ainda que, a Ambiental Serra, empresa responsável pela coleta e tratamento do esgoto do município, foi notificada e apresentará um laudo com análises.
Após as ações, o Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos informou que, enviou uma equipe ao local para averiguar o ocorrido.
LEIA TAMBÉM: Laudo aponta baixa oxigenação da água como causa da morte de peixes na Serra