Muitas pessoas que moram na região Metropolitana do Espírito Santo dependem do transporte público. A principal recomendação para evitar a contaminação do Novo Coronavírus é permanecer em casa, mas existem pessoas que ainda precisam se deslocar para o trabalho.
O Sistema Transcol passou a operar com uma redução de frota e restrição no número de passageiros nesta segunda-feira (23). De acordo com o governador Renato Casagrande, a operação será realizada com 30% a menos da frota nos horários de pico. Fora desses períodos, nos chamados entrepicos, o corte será de 50%.
Ainda de acordo com o governador, os ônibus deverão sair do terminal com o número de passageiros limitado à quantidade de cadeiras, ou seja, nenhum veículo sai com ocupantes sem seu devido assento.
Contudo, na manhã desta segunda, a situação foi um pouco diferente. Motoristas e cobradores afirmaram que a superlotação começou nos terminais e piorou nas ruas da Grande Vitória.
O repórter da Pan News Vitória, Fábio Gabriel, flagrou pessoas em pé nos veículos das linhas 572 e 559 que fazem o trajeto T. São Torquato x T. Laranjeiras e na linha 535 (T. Carapina x T. Campo. Grande via T. Jardim América).
A Companhia Estadual de Transportes Coletivos de Passageiros do Estado do Espírito Santo (Ceturb-ES) informou que a demanda de passageiros vem caindo dia a dia. Até ontem, foi contabilizada uma queda de 70% na quantidade de passageiros transportados. A Ceturb-ES disse que acompanha e regula as viagens no dia a dia para melhor distribuição das linhas.