Apesar do tempo mais firme nesta segunda-feira (5), anunciado inclusive por especialistas do Instituto Climatempo no domingo (04), muitos bairros de Viana ainda estão vários pontos de alagamento. A maior parte fica na zona de limite com o município de Cariacica.
Segundo apuração da TV Vitória/Record TV, para algumas famílias afetadas pelas tempestades, esta segunda-feira (05) foi dia de contabilizar os prejuízos. Algumas casas foram invadidas pela enchente, o que deixou moradores desolados por terem perdido tudo.
Bairro Industrial
Algumas ruas visitadas pela reportagem ainda estão tomadas pela água e, em alguns pontos, ainda não dava, nesta manhã, para sair de casa. Do alto, com auxílio de drone, foi possível ter uma noção dos estragos causados pelas chuvas no bairro Industrial, mas foi andando pelas ruas que a situação ficou pior.
Na casa do autônomo Braz Torezani, por exemplo, não sobrou nada. Ele contou à TV que tenta limpar a casa, mas vai vendo que o prejuízo só aumenta.
>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe do nosso grupo de notícias no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!
Também visitada pela reportagem, a dona de casa Rosa Helena afirmou que só conseguiu entrar na garagem de casa hoje, sendo que só encontrou lama.
“Encontrei a sujeira toda e agora tenho que limpar”, disse.
Ao lado de fora, ainda no mesmo bairro, só quem é morador consegue dizer o que é rio e o que é rua. Em alguns lugares, é como se a rua tivesse sumido em meio à água.
Para Genivaldo Pereira, que abriu as portas de casa para a repórter Ana Carolini Mota, foi possível verificar a notória dificuldade de acesso. Dentro de casa, ele mostrou a marca com a altura que a água alcançou e foi possível ver que não sobrou nada.
* Com informações da repórter Ana Carolini Mota para a TV Vitória | RecordTV
O que diz a Prefeitura de Viana
Questionada, a prefeitura de Viana informou que está registrando acúmulo de água em alguns pontos das localidades de Campo Verde, Seringal, Industrial e Vila Bethânia. Apesar disso, o nível está baixando com a diminuição das chuvas.
“Todos os moradores de áreas atingidas por enchentes foram resgatados e levadas para abrigos. E no caso do bairro Industrial, há água somente em alguns pontos próximos ao Rio Formate”, informou em nota.