Uma mulher quebrou a vidraça da porta de entrada do Pronto Atendimento de Alto Lage, em Cariacica, com uma pedrada, na noite desta sexta-feira (03). A mulher afirmou que aguardava atendimento na unidade de saúde por mais de três horas e meia e ficou revoltada com a demora.
Ela alega que sente dores de cabeça e no corpo e suspeita estar com dengue. A mulher foi abordada por policiais militares que estavam no PA e levada para a Delegacia Regional de Cariacica.
Assista o Vídeo:
Demissões
De acordo com a prefeitura de Cariacica, cinco médicos pediatras da unidade de saúde pediram demissão nesta semana. As dispensas provocaram a redução do horário de funcionamento do setor infantil do PA, o que tem prejudicado o atendimento no local.
Na manhã desta sexta-feira, a equipe da TV Vitória/Record TV esteve na unidade de saúde e avistou na porta do PA um alerta para a ausência de plantão diurno na ala pediátrica. De acordo com o aviso, entre as 7h e as 19h o setor permaneceria fechado para os pacientes.
Segundo a Secretaria de Saúde (Semus) de Cariacica, durante o período noturno o plantão funcionará com quatro médicos pediatras. Ainda segundo a secretaria, 29 novos profissionais foram convocados para atender o PA do Trevo e têm até a próxima terça-feira (07) para entregarem a documentação para efetivar a contratação.
Colapso
O presidente do Sindicato dos Médicos do Espírito Santo (Simes), Otto Baptista, se pronunciou a respeito das demissões dos médicos do PA de Alto Lage. Segundo ele, existe um caos na rede ambulatorial do município. A situação foi definida por Baptista como “colapso”.
Na nota enviada pelo sindicato, o médico disse que os profissionais que atuam na unidade precisam lidar com más condições de trabalho. Ele denunciou situações como “escalas furadas, sobrecarga de trabalho, falta de condições de trabalho, incluindo superlotação e improviso”, que segundo ele, transformou o PA de Alto Lage em uma unidade hospitalar, sem que ela tenha essa função