Uma enorme e diferente formação de nuvens chamou a atenção de quem passava pelo município de Anchieta, região Sul do Espírito Santo, na tarde desta quarta-feira (21).
>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe do nosso grupo de notícias no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!
Em um vídeo gravado pelo Jean Carlo Bergami, é possível ver a magnitude das nuvens que cobriram parte do céu durante a tarde.
>> Verão 2023 deve registrar calor e chuva acima do normal no ES
Devido à alta velocidade com que as nuvens se mexiam (comportamento pouco comum), também dá para acompanhar o movimento e a aproximação delas.
O vídeo foi gravado por volta das 16 horas e, segundo relatou Bergami, no momento em que as nuvens se aproximavam, houve uma leve chuva e o tempo estava bastante abafado.
Nuvem “cumulonimbus”
De acordo com a meteorologista do Climatempo, Josélia Pegorim, a nuvem filmada em Anchieta é da classificação “cumulonimbus”. Elas são responsáveis por trazer chuva e ventos fortes.
“A grande nuvem fotografada na região de Anchieta é um enorme cumulonimbus, mas com uma base em forma de shelf cloud. A shef cloud é esta parte que forma uma espécie de degrau anexo da nuvem principal. Em português costuma-se traduzir como “nuvem mesa” ou “nuvem tabuleiro”. Elas Indicam que pode chover e ventar forte”, explicou a meteorologista.
LEIA TAMBÉM:
>> Chuva causa mais estragos no ES: imóvel desaba, enchentes e interdições
>> Verão começa com ES em alerta de perigo por conta da chuva forte