Internautas captaram nesta sexta-feira (03) imagens de nuvens “diferentonas” e “incomuns” em cidades da região Norte do Espírito Santo. Os fenômenos, que apareceram no céu nos municípios de Jaguaré e São Mateus, chamaram a atenção das pessoas, por não saberem do que se trata.
Muitos já associam essas imagens, cedidas ao Folha Vitória pelo perfil Capixaba da Gema, com chegadas de temporais ou previsão de chuva. Mas, afinal de contas, por que essas nuvens são formadas?
Leia também:
VÍDEO | Amigos pedem pizza em Colatina e descobrem que a pizzaria é do Paraná
Ufes vai abrir 4.997 vagas no próximo dia 17 para o Sisu
ES tem dois alertas de chuva forte para todas as cidades
A reportagem do Folha Vitória foi atrás das respostas com os meteorologistas do Climatempo. Este tipo de fenômeno tem nome, como explica o instituto, e são: nuvens de rolo.
“São formações atmosféricas raras, com formato cilíndrico e alongado, que se formam devido ao contraste entre massas de ar frio e quente, geralmente associadas à passagem de uma frente fria”, destaca.
Além disso, o Climatempo afirma que elas surgem quando o ar frio empurra o ar quente e úmido para cima, que condensa e forma a nuvem. “Enquanto ventos em diferentes direções criam o movimento giratório característico”.