Oito animais em situação de maus-tratos foram resgatados na tarde desta quarta-feira (30), em uma casa localizada no bairro Jabaeté, em Vila Velha. Entre os animais havia três cães e cinco aves das espécies coleiro, canário-da-terra e papagaio.
O suspeito estava sozinho na casa no momento da chegada dos policiais, que constataram um mandado de prisão em aberto contra o homem.
Ele foi detido em flagrante, autuado por crimes de maus-tratos e posse ilegal de animais silvestres, e conduzido à Delegacia Regional de Vila Velha.
Leia também:
>> VÍDEO | Cobra é flagrada em ponto de ônibus em Vila Velha
>> Cariacica antecipa o Réveillon para celebrar um ano da nova orla
>> Transcol vai substituir micro-ônibus por vans para transportar cadeirantes
De acordo com Celso Christo, diretor de Bem-Estar Animal da prefeitura, os animais estavam sem acesso à alimentação, doentes, e que após a apreensão, os bichos receberão tratamento veterinário.
“Todos esses animais estavam em condições de meio ambiente desfavoráveis, sem acesso à alimentação, e doentes. Os cães foram apreendidos, encaminhados a uma clínica veterinária, e serão disponibilizados para adoção. Já os animais silvestres foram entregues ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama)”, explicou.
Veja os animais apreendidos em situação de maus-tratos:
A denúncia foi feita de forma anônima na Ouvidoria da Secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura de Vila Velha, que realizou a fiscalização junto do grupamento ambiental da Guarda Municipal.
O diretor afirmou ainda, que o município realiza fiscalizações de maus-tratos para cumprir a Lei 6385/2020, que institui o Código Municipal de Bem Estar Animal.