Geral

VÍDEO | Olha a cobra! Jiboia faz sucesso na praia da Curva da Jurema

No último sábado de 2024, Maria, uma jiboia de 11 anos do professor de Literatura Luiz Felipe Xavier, chamou atenção na praia; saiba mais sobre o réptil

Foto: Thiago Soares/Folha Vitória

O professor Luiz Felipe Xavier e a jiboia Maria na Curva da Jurema

Olha a cobra! E é verdade! O dia ensolarado levou até a jiboia Maria para a praia da Curva da Jurema, em Vitória, no último sábado (28) de 2024. O réptil está com o professor de Literatura Luiz Felipe Xavier há 11 anos. Ele contou que escreveu alguns artigos sobre o preconceito que as cobras sofrem e decidiu passear com o animal para quebrar o estranhamento.

“O olhar sobre o réptil é muito marginalizado. Quando pensamos em cobras, lembramos de falsidade, não é? Esse signo tem duas faces. Mas isso não precisa ser assim, é uma questão cultural. No Oriente, por exemplo, é um animal sagrado”, explicou.

LEIA TAMBÉM:

Praias ficam lotadas na Grande Vitória no último sábado do ano; veja fotos

Tempo vai mudar? Cidades do ES recebem dois alertas para chuva forte; veja lista

Ruas de Vitória terão interdição para corrida neste domingo; veja mudanças

Os passeios ao ar livre também fazem bem para Maria. O professor disse que a cada três meses, ele a leva para a praia. O cronograma costuma ser: a cobra se alimenta e fica um mês sem contato; quando chega o momento de troca de pele, que demanda um pouco de sol, eles saem juntos.

Foto: Thiago Soares/Folha Vitória

“É um animal que sobrevive do calor, e o sol é essencial para ela. Para mim, é um momento de descontração. Enquanto ela recebe a energia solar que precisa, eu aproveito para complementar minha renda, já que as pessoas tiram fotos e contribuem. Esse dinheiro me ajuda a manter os cuidados dela, como alimentação e veterinário”, contou.

Luiz Felipe ainda destacou que esperou dois anos e sete meses para conseguir comprar o animal e que tem permissão do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) para ter a Maria.

Foto: Thiago Soares/Folha Vitória

Luiz Felipe conversa com cliente (que está com a cobra no pescoço) enquanto crianças acariciam Maria

“Toda vez que venho à praia com ela, trago o certificado de origem. Ele comprova que meu animal não foi retirado da natureza. Ter um animal sem registro é como roubar um carro: não é seu. Para adquirir um bichinho desses, você precisa entrar na fila de espera do Ibama”, finalizou.

Maria faz sucesso entre adultos e crianças. Assista abaixo ao vídeo feito pelo repórter fotográfico Thiago Soares.