Geral

VÍDEO | Onça-parda é flagrada "passeando" em condomínio

O registro foi feito por uma câmera de segurança, que mostra o animal saindo da mata em plena luz do dia

Foto: Portal R7

Uma onça-parda foi flagrada andando tranquilamente pelas ruas de um condomínio em Mairiporã, a menos de 40 km do centro de São Paulo, e indo em direção às casas do local.

O registro foi feito por uma câmera de segurança que mostra o animal saindo da mata em plena luz do dia, um fato incomum devido ao comportamento noturno desses animais. 

LEIA TAMBÉM:

Comércio, shoppings, bancos e supermercados: veja o que funciona no Natal na Grande Vitória

Natal solidário: confira instituições do ES que precisam de doações

Inmet emite novo alerta de chuvas intensas para cidades do Sul do ES

Nas imagens, o animal sai da mata, atravessa a rua e vai em direção às residências do condomínio.

VEJA O VÍDEO:

A imagem inusitada viralizou e foi vista por milhares de pessoas nas redes sociais. Hidalmo, que presta serviço no condomínio, foi uma testemunha do acontecimento.

“Eu fiquei um pouco assustado com o que vi, mas, ao mesmo tempo, é um privilégio ver um animal tão lindo quanto esse. A onça parou na minha frente por uns 5 segundos, e foi o tempo de fotografar”, disse o homem.

Hidalmo trabalha colocando pisos, e tinha acabado de estacionar o carro esperando o horário de começar a trabalhar. Eram 7 horas da manhã quando o caso aconteceu.

A cidade está localizada na Serra da Cantareira, uma área remanescente da Mata Atlântica, que, segundo a bióloga Kátia Macagnan, é um sinal de preservação ambiental.

“Ela controla a população de muitos animais. Aonde a onça está, é sinal que é preservado, que ali vai ter um equilíbrio nessa cadeia alimentar”, disse a bióloga.

O secretário de Meio Ambiente de Mairiporã, José Eduardo Vitorino, afirmou que aparecimentos de animais são comuns no município. Mas onças vistas a luz do dia na região não são comuns, pois são animais noturnos.

“Nós estamos na maior fresta urbana do mundo, então, é normal esse contato com a fauna dos seres humanos que moram aqui”, disse.

*Com informações do Portal R7

Lucas Gaviorno, estagiário do Folha Vitória
Lucas Gaviorno *

Estagiário

Estagiário do Folha Vitória, graduando em Jornalismo, pela Faesa, e em Letras, pelo Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes)

Estagiário do Folha Vitória, graduando em Jornalismo, pela Faesa, e em Letras, pelo Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes)