O município de Cachoeiro de Itapemirim está se reerguendo após ser atingido pela maior enchente de sua história no dia 25 de janeiro. Os comerciantes vão abrindo as lojas e os moradores vão voltando para suas casas. A rotina, aos poucos, vai sendo retomada com a ajuda e a união de quem não foi afetado pela cheia do rio Itapemirim.
A solidariedade foi o impulso necessário para quem perdeu tudo e depende de ajuda para recomeçar. As doações vão de alimentos até palavras acolhedoras e motivacionais. No município, mais de 500 estabelecimentos foram afetados pela enchente, com prejuízo de cerca de R$ 120 milhões, e mais de 700 pessoas tiveram que deixar suas casas.
Na última quinta-feira (5), os comerciantes e funcionários das lojas foram surpreendidos com uma apresentação e um momento de oração do cantor e compositor Anderson Freire e o pastor Amaury Betorqui, na Praça Jerônimo Monteiro, no centro da cidade. Com mensagens de encorajamento em um momento difícil para a cidade, eles logo reuniram comerciantes, funcionários, servidores públicos e pessoas que passavam pelo local.
“Pare de olhar para a dificuldade, e olhe para dentro de você e fale: ‘o que custa nesse momento ser grato por uma coisa? Por uma coisa que restou, que na verdade não é resto, é tudo! O cair é do homem, mas o levantar é de Deus”, disse Anderson Freire.
O pastor Amaury ressaltou a união das igrejas. “A gente viu tanta bonita acontecendo nas últimas semanas, coisa que não víamos há muito tempo. Mobilização que juntou várias denominações diferentes. Há muito tempo a gente não vê tantas igrejas trabalhando juntas, envolvidas numa mesma força tarefa”, continua.
“Fiz o convite aos dois no sentido de trazer uma mensagem de esperança para quem passava pelo local, bem como nossos lojistas e servidores municipais. Foi um momento especial”, completa o prefeito Victor Coelho.
Assista o vídeo!