Os usuários das redes sociais adoram uma reciclagem, não é mesmo? Pois é, o vídeo de um padre batizando um bebê voltou a viralizar na internet.
Nas imagens, o padre dá um tapa no rosto da criança, que não conseguia parar de chorar durante a cerimônia. Porém, a agressão foi tão forte que fez o pequeno chorar ainda mais alto.
Uma mulher se aproxima do sacerdote na tentativa de acalmar o bebê, colocando a mão em seu peito. Logo em seguida, um homem, possivelmente o pai ou padrinho da criança, retira o pequeno dos braços do padre. Assista:
Gravado na França em 17 de junho de 2018, o vídeo continua provocando indignação nas redes sociais. Na época, o sacerdote recebeu inúmeras críticas e a agressão à criança foi condenada por internautas e autoridades religiosas.
“Três adultos responsáveis pelo bebê e nenhuma reação? Eu devolvia o tapa”, disse uma pessoa. “De acordo com deus, não devemos ter ódio e amargura. Com esse ato eles estariam passando por cima de sua própria religião e de Deus. Para você poderia ser uma ótima ideia, mas iria errar igual”, opinou outro.
“Como é que os pais deixam isso e ficam assistindo ainda? Meu deus do céu”, comentou uma usuária. “A se fosse meu filho, esse padre ia beber a água benta toda, pra purificar a alma”, contou outra.
LEIA TAMBÉM: Mãe dorme com noivo da filha 48h antes do casamento: “Bêbado”
“A impressão que passa no rosto dos pais e na atitude deles que parece que nem eles acreditaram no que estavam vendo… Parece que de imediato a pessoa fica em estado de choque! Não dá pra julgar sem estar na pele… Quando o rapaz se dá conta, ele puxa a criança… Como ele é um “líder” religioso, você acaba às vezes demorando a entender tipo ele fez isso mesmo e fica tentando entender… Não culpem os pais, gente isso não se faz! Pessoas tem reações diferentes e devemos respeitar como cada um reage”, explicou um internauta.
PADRE FOI SUSPENSO IMEDIATAMENTE
O padre francês ficou impedido de celebrar batismos e casamentos, segundo determinação da diocese de Meaux, no departamento de Seine-et-Marne, divulgada na época.
“Medidas provisórias foram tomadas pelo bispo para que o padre seja suspenso de qualquer celebração de batismo e de casamento”, disse o porta-voz da diocese de Meaux, informou o portal de notícias “Franceinfo”.
“Essas medidas exigem que ele não intervenha agora e celebre as missas apenas a pedido expresso de seu superior”, acrescentou.
LEIA TAMBÉM: Mulher é demitida após pedir para fazer trabalho remoto em hospital
O sacerdote Jacques Lacroix, que tinha 89 anos quando a agressão aconteceu, justificou-se diante das acusações dos internautas. “Foi entre uma carícia e um tapinha. Esperava acalmá-lo, não sabia o que fazer”, disse.
“Durante a missa, tudo correu bem, mas no momento do batismo, o bebê começou a chorar. Ele tem dois anos e meio, não é uma boa idade para batizar, nesta idade eles são grandinhos, então sabem que algo está acontecendo, mas ainda são pequenos demais para entender e perceber”, comentou.
“Lá, a criança estava gritando muito e eu tive que virar a cabeça para despejar a água. Eu disse a ele ‘acalme-se’, mas ele não estava se acalmando. Tentei segurá-lo perto, contra mim para tentar acalmá-lo”, justificou o padre.
LEIA TAMBÉM: VÍDEO | Cadeirante surpreende noivo ao caminhar até o altar
Apesar do incidente, o batismo foi realizado e o idoso pediu desculpas. No entanto, ele disse que a maneira como as pessoas se manifestaram foi “desproporcional”.
“Da minha perspectiva, acho que foi um batismo normal. Não tenho nada a esconder. Mas foi mal interpretado, eu acho que a reação é desproporcional”, disse Lacroix. “Estou terminando meu ministério agora, foi o meu último batismo, há um fim para tudo”.
Para a diocese, a perda de compostura é explicada “pela idade e fadiga do sacerdote”. Mas o porta-voz afirmou também que “ela explica, mas não é desculpa”. “Um batismo demanda muito, é muito longo”, afirmou.
VÍDEO | Padre chama noivos de “pobres” por decoração de casamento
O cancelamento chega para todos (os padres)!
A fala de um padre durante uma missa que precedeu uma celebração de casamento em Boquim, Sergipe, no último sábado (6), viralizou e deu o que falar.
No vídeo compartilhado nas redes sociais, o padre José Raimundo Soares Diniz fez um comentário sobre a escolha de um tapete mais simples pelos noivos para compor a decoração da igreja.
“Foi essa condição que os noivos tiveram, infelizmente. A gente percebe que eles são bem simples e que a arrumação é bem simples, né? Deve ser um casal pobre”, disse o padre. Assista:
Depois da divulgação do vídeo nas redes sociais e da repercussão do comentário, o padre se manifestou em seu perfil do Instagram, afirmando que sua missão de vida é “acolher e defender os pobres”.
Diniz também realizou um pedido de desculpas aos familiares dos noivos e a todos os presentes no evento.
LEIA TAMBÉM: VÍDEO | Torcedores doam 75 mil ursinhos de pelúcia para caridade