Os passageiros do voo da Latam que trouxe as 35,5 mil doses da vacina Oxford-AstraZeneca para o Espírito Santo, na manhã deste domingo (24), reagiram com aplausos ao saberem que os imunizantes seriam transportados no mesmo avião. A notícia foi dada pelo comandante do voo, Marcello Maike, e o momento foi registrado em vídeo.
“Este é um voo muito especial. Neste avião levamos também esperança, através da carga de 35.500 doses da vacina de Oxford com destino à capital do Espírito Santo”, anunciou o comandante. Em seguida, os passageiros iniciaram a salva de palmas.
O comandante também destacou o fato de a companhia aérea estar colaborando com o transporte gratuito das vacinas contra a covid-19. “Estamos muito felizes em contribuir com a oportunidade de salvar vidas. Até então, já levamos cerca de 750 mil doses de CoronaVac para diversas capitais do país”.
Chegada
As 35,5 mil doses da vacina Oxford-AstraZeneca, produzida na Índia e importada pelo Ministério da Saúde, chegaram ao aeroporto de Vitória às 09h35 deste domingo. O avião da Latam que trouxe as vacinas para o Espírito Santo saiu do aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro.
A Polícia Federal está ajudando na segurança no local e no transporte das vacinas. Os imunizantes foram encaminhados à Central Estadual de Rede de Frio, da Secretaria Estadual de Saúde (Sesa), e começarão a ser distribuídos às Regionais e municípios a partir de segunda-feira (25).
As doses serão utilizadas para contemplar mais 27% dos trabalhadores da saúde que estão na linha de frente do combate à covid-19 no Espírito Santo. São cerca de 33.858 profissionais da população-alvo da Fase 1 da Campanha de Vacinação contra a covid-19 no Estado.
Na última quarta-feira (20), o Ministério da Saúde atualizou a população total de trabalhadores da saúde que deverão ser vacinados. No Espírito Santo, esse público representa 124.416 pessoas.