Geral

VÍDEO | Placa cai em cima de passageira no Terminal Ibes em Vila Velha

Segundo testemunhas, o atendimento do Samu demorou para socorrer a vítima

Foto: Reprodução TV Vitória

Uma cuidadora de idosos, de 49 anos, foi atingida por uma placa de identificação de linha de ônibus, no Terminal Ibes, em Vila Velha, que caiu na tarde desta quarta-feira (20). Segundos os familiares da mulher, ela teve ferimentos na cabeça e estaria sentindo dores nas costas. 

Pessoas que estavam no terminal registraram o momento em que a passageira foi socorrida. Populares gravaram imagens de quando a vitima foi atingida. Em um dos vídeos, a vítima aparece caída, aguardando atendimento. 

De acordo com a técnica em enfermagem Geovana Monteiro dos Santos, que prestou os primeiros socorros a vítima, quando chegou ao local, a passageira estava chorando e com fortes dores na cabeça e nas costas. 

“Falaram que a placa de identificação de uma plataforma tinha caído em cima de uma mulher. Eu cheguei e perguntei para ela o que estava sentindo. Eu levantei a cabeça dela e pedi para ela respirar. A filha contou que o Samu demorou quase uma hora para socorrer”, conta.

O Samu foi acionado para atender a mulher, mas segundo Geovana, houve demora no socorro. De acordo com familiares da mulher atingida pela placa, os socorristas tiveram dificuldades de conseguir um hospital público para fazer a internação. A filha da vítima informou que a mãe passou por exames de raio-x. Ela reclama de fortes dores nas costas. 

A Companhia Estadual de Transportes Coletivos de Passageiros do Estado do Espírito Santo (Ceturb), informou, em nota, que solicitou as imagens do terminal para verificar como ocorreu o incidente e que irá acompanhar o caso e prestará assistência à vítima. 

A mulher foi encaminhada para um hospital particular de Vila Velha, pois não havia vagas em unidades públicas. A família afirma que não tem condições de pagar pelo atendimento. 

A coordenação do Samu informou que recebeu uma solicitação de atendimento originária do Terminal do Ibes, em Vila Velha, às 14h31, e após a avaliação do médico regulador, uma ambulância de suporte básico foi encaminhada, às 14h44. No local foi realizado o primeiro atendimento e, em seguida, após a paciente informar ter plano de saúde, ela foi levada para o Hospital Santa Mônica, no mesmo município. A coordenação esclarece que o tempo de permanência da ambulância no local foi o necessário para o atendimento da paciente e definição do destino a ser encaminhada.

*Com informações da repórter da TV Vitória/Record TV, Milena Martins. 

Foto: Thiago Soares/ Folha Vitória
Gabriel Barros Produtor web
Produtor web
Graduado em Jornalismo e mestrando em Comunicação e Territorialidades pela Ufes. Atua desde 2020 no jornal online Folha Vitória.