Mais de 40 anos dedicados à educação, à sala de aula. Ao final dessa jornada de trabalho, com a aposentadoria, a professora Lúcia Rocha, 60 anos, recebeu uma homenagem emocionante de seus alunos no Centro Municipal Ensino Fundamental São Jorge, em Brejetuba, região de Montanhas do Espírito Santo.
A homenagem, com corredor de crianças e muitos aplausos, levou a educadora, que sempre trabalhou com alfabetização, às lágrimas nesta terça-feira (28). Tudo foi registrado em vídeos pelo filho de Lúcia, Allan Rocha, e postado nas redes sociais.
>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!
Lúcia, à reportagem do Folha Vitória, revelou que sabia que aconteceria apenas um almoço de despedida na escola, mas foi surpreendida ao sair da sala de aula.
Nos dois lados dos corredores, dezenas e dezenas de alunos aplaudindo a professora e recebendo abraços e sorrisos em troca.
Veja o vídeo:
A professora, que tem 41 anos de sala de aula, confessou que teve uma mistura de sentimentos no momento da homenagem.
“Eu tive uma mistura de sentimentos, fiquei feliz e ao mesmo tempo triste. Como eu já sabia que ia me aposentar, estava trabalhando meu psicológico, mas mesmo assim fiquei muito abalada. Foram muitos anos de serviço e sou muito apegada à comunidade em que eu vivo”, disse a professora de alfabetização.
Nas palavras de Lúcia, deixar as salas de aula é como se “um pedaço (dela) ficasse para trás”.
“Não sabia que ia ter essa homenagem linda. Eu queria sair porque preciso descansar, mas eu amo alfabetizar. Senti como se um pedaço de mim tivesse ficado para trás. Eu chorei muito e tenho recebido muitas mensagens lindas de ex-alunos”, contou Lúcia.
LEIA TAMBÉM: Com quase 100 anos, Mercado da Capixaba remodelado deve gerar 200 empregos
O filho de Lúcia disse que teve a ideia da homenagem e ligou para o diretor da escola, que imediatamente topou a iniciativa.
Além do corredor de aplausos, também foram organizados vídeos com ex-alunos, um almoço e até bolo para amigos, professores e estudantes.
“A minha filha, Helena, de 4 anos, que é uma das aluninhas da escola, acompanhou a homenagem à av´ó. Ao final, ela disse: ‘Vovó, você se aposentou, mas pode ir mais vezes na minha casa porque eu ainda não sei ler direito”, relatou Allan Rocha.
Trajetória da professora
A professora Lúcia Rocha nasceu em Mutum, Minas Gerais, e desde que terminou o ensino superior queria se tornar professora. Ela foi para a cidade de Afonso Cláudio, município vizinho a Brejetuba, no Espírito Santo, e passou no concurso estadual para lecionar.
LEIA TAMBÉM: Médico chega em hospital no ES após sofrer infarto no Rio Grande do Sul
Anos depois, a professora foi aprovada no primeiro concurso realizado pela Prefeitura de Brejetuba e começou a lecionar no distrito de São Jorge. Após 41 anos de profissão, ela se aposentou da alfabetização.
Mas engana-se quem pensa que Lúcia agora vai ficar parada. Ela já sabe quais serão seus próximos passos após a aposentadoria. Além de professora, Lúcia é agricultora e disse que vai dar continuidade a essa parte de sua vida.
“Sempre conciliei a minha profissão com a agricultura. Pretendo agora cuidar do meu terreno, viajar e aproveitar o tempo com a minha família”, completou Lúcia