Parte de uma rua localizada no bairro Joana D’árc, em Vitória, desmoronou com a forte chuva registrada na madrugada deste domingo (1). O muro de uma casa caiu e o trecho precisou ser interditado pela Defesa Civil Municipal.
A Capital foi a cidade no Espírito Santo onde houve maior acumulado de chuva em 24 horas. Segundo a prefeitura, foram 99.11 milímetros de chuva em menos de 4 horas.
LEIA TAMBÉM:
VÍDEO | Chuva deixa ruas alagadas e veículos submersos na Grande Vitória
Chuva ou calorão? Saiba como fica o tempo no ES no 1º dia de dezembro
Drogas, bebidas e jogos: especialistas destacam mitos e verdades sobre vícios
Vídeo registrado por uma moradora de Joana D’arc mostram que a rua, de blocos, cedeu e várias árvores, assim como pelo menos um poste, foram arrancados, indo parar em uma via abaixo.
“Que medo. Escutou o barulho?”, questiona uma jovem. “Choveu muito forte desta vez”, responde um outro morador. A área que desmoronou foi isolada.
Em nota encaminhada à reportagem do Folha Vitória, a Prefeitura de Vitória destacou que a cidade recebeu um volume de quase 100 mm em menos de quatro horas de chuva.
“Quando há combinação de maré alta e chuva intensa em um curto período, há pontos de alagamentos pela cidade, uma vez que o sistema de drenagem (escoamento das águas pluviais) é influenciado pelos fenômenos climáticos, tendo em vista a condição de Vitória ser uma ilha”, diz o comunicado.
VEJA VÍDEO:
Sobre o deslizamento no bairro Joana D’árc, a prefeitura informou que a Defesa Civil Municipal esteve no local e confirmou a queda do muro de uma casa e ainda queda de árvore.
“Não houve feridos e a casa não precisou ser interditada. Somente a área externa da residência e parte da rua foi isolada”, afirma a prefeitura.
Na nota, a Prefeitura de Vitória destaca que investe em caráter permanente, a médio e longo prazos, em obras e manutenção das redes de drenagem.
Rua cede também em Vila Velha
Em Vila Velha, durante a madrugada, choveu 49,39 milímetros e, segundo a prefeitura, foram registrados pontos com retenção de água em Itapuã, Itaparica, Soteco, Cristóvão Colombo, Divino Espírito Santo e Glória.
Pela manhã, a Defesa Civil Municipal foi acionada para atender a uma ocorrência de deslocamento de terra que fez o canto da uma rua em Ilha dos Ayres ceder. “Ninguém se machucou e não há riscos de atingir as residências. O local foi isolado”, diz a prefeitura em nota.
Segundo o executivo municipal, nessa segunda-feira (2) uma equipe voltará ao local para realizar uma análise mais detalhada. Nos trechos alagados, “a água escorreu rapidamente após a chuva”, diz a prefeitura em nota.