Inaugurado no final de julho, o Viaduto de Carapina, na Serra, já apresenta defeitos no calçamento, na grade de proteção e em áreas próximas. De acordo com a Secretaria de Mobilidade e Infraestrutura (Semobi), parte do problema teria sido causado pelas chuvas recentes.
>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!
Imagens registradas pelo fotógrafo do Folha Vitória, Thiago Soares, na tarde da última quinta-feira (31) mostram os estragos presentes na estrutura do viaduto.
Em uma das imagens é possível ver partes da calçada com o calçamento rachado e até mesmo com pedaços descolados.
Além disso, no acostamento, o piso tátil destinado a pessoas com deficiência também aparece danificado. Seja com rachaduras ou com partes quebradas e soltas.
Grade de proteção está improvisada desde acidente
Outro problema encontrado no local é a grade de proteção que está danificada desde um acidente de carro. O acidente aconteceu no dia 17 de agosto e na ocasião um carro caiu da pista do viaduto e foi parar dentro do campo de futebol, que integra o Complexo Viário de Carapina.
Com o objetivo de evitar novos acidentes ou até mesmo alertar pessoas que passam no local sobre a ausência de proteção em um trecho da via, uma espécie de “barreira” foi montada de maneira provisória.
LEIA TAMBÉM: Serra anuncia projeto para duplicar mais de dois quilômetros da Avenida Civit 1
Com pedaços de madeira, tapumes e uma faixa escrita com a frase “Cuidado não encostar” e “cuidado risco de queda”, o pedaço está isolado até que a nova grade seja instalada.
Infiltração e água acumulada
Ainda na estrutura do Complexo Viário de Carapina é possível encontrar rachaduras na estrutura que forma a base para a pista do viaduto.
No vídeo abaixo é possível ver marcas nos tijolos e, além disso, também há uma infiltração na estrutura do viaduto, que resulta em água pingando na parte baixa da estrutura.
O que diz a Semobi sobre a situação?
Questionada pela reportagem do Folha Vitória sobre a situação da grade, a Semobi informou que a empresa responsável foi acionada, que o gradil já foi substituído e o tapume retirado.
Sobre os problemas na calçada, a secretaria afirma que eles surgiram em virtude das chuvas recentes.
“O defeito na calçada surgiu em virtude do alto volume de chuvas. A secretaria informa que a empresa responsável continua no local, observando o comportamento da estrutura e equipamentos após a entrega”, disse a Semobi em nota.
A secretaria também acrescentou que as estruturas mencionadas não apresentam qualquer risco aos pedestres e que o reparo será providenciado nos próximos dias.