Após a chuva forte que atingiu municípios do Espírito Santo na noite da última sexta-feira (30), o rio que corta a região de Anutiba, distrito de Alegre, no Sul do Estado, transbordou e causou alagamentos em vários pontos da cidade.
De acordo com o Corpo de Bombeiros, a inundação atingiu a Rodovia ES 181, que precisou ser interditada.
Alegre está entre os municípios onde mais choveu nas últimas 24 horas, segundo o boletim atualizado da Defesa Civil, às 11h00 deste sábado (31). Não há informações sobre desalojados ou desabrigados.
Moradores do distrito compartilharam, nas redes sociais, imagens do alagamento. Confira:
Estragos na região serrana e no Sul do Estado
A cidade de Vargem Alta, registrou o maior acumulado de chuva do Estado (196mm) e também diversos transtornos.
Em Jaciguá, uma pessoa ficou presa dentro de um veículo após atolar sobre a lama. A vítima foi socorrida por populares. Também houve registro de deslizamentos de terra, que obstruiu algumas vias.
Em Córrego Alto, uma ponte de acesso a localidade foi danificada e deixou moradores sem acesso. Em Córrego do Ouro, também houve registros de inundações.
Em Prosperidade, pontes também ficaram danificadas por conta da chuva forte.
>> Saiba mais: Chuva forte em Vargem Alta causa alagamentos; alertas continuam em várias cidades do ES
Em Cachoeiro de Itapemirim, houve registros de quedas de árvores e comunidades isoladas por conta de transbordamentos de córregos.
Em Rio Novo do Sul, duas pontes foram levadas no distrito de Princesa, próximo a divisa com Iconha. Também há pontos de alagamento no município.
De acordo com o último boletim da Defesa Civil Estadual, os maiores acumulados de chuva foram registrados nas seguintes cidades:
Alertas
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta laranja de chuvas para o Espírito Santo e Rio de Janeiro. São esperadas chuvas entre 30 e 60 mm/h e ventos intensos de até 100 km/h. O alerta vai até às 17 horas deste sábado (31).
Segundo o Inmet, há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas. A Marinha do Brasil, por meio do Centro de Hidrografia (CHM), também emitiu um alerta sobre a passagem de uma frente fria em boa parte do litoral brasileiro.
O Incaper, por sua vez, alerta os capixabas sobre a ocorrência de chuvas contínuas, que podem resultar em acumulados expressivos de precipitação em alguns trechos do Espírito Santo até o próximo domingo (01).