Crianças do bairro Bom Destino, em Iconha, no sul do Estado, precisaram atravessar andando o rio que corta a cidade, ao voltar da escola, na tarde de segunda-feira (09). No local, existia uma ponte, que era usada pelos estudantes. No entanto, desde que a cidade sofreu com a enchente de janeiro deste ano, parte da estrutura cedeu.
Um vídeo expõe a situação dos estudantes. As imagens mostram as crianças se arriscando para atravessar o Rio Iconha, que corta o bairro. Segundo moradores da região, o outro caminho para chegar à escola seria quase dois quilômetros mais longo.
Por conta dessa situação, eles informam que a prefeitura prometeu conceder um transporte escolar para os estudantes, o que ainda não tinha acontecido, e por isso aos alunos resolveram atravessar o rio, passando pela água e pelas pedras.
Veja o vídeo:
A Prefeitura de Iconha informou que construiu um acesso provisório na semana passada. Entretanto, por conta de uma nova enchente no fim de semana, essa estrutura foi levada pela correnteza.
A administração municipal, então, contratou uma empresa para realizar o novo serviço, programado para esta terça-feira (10), mesmo com o nível do rio ainda acima do normal. Imagens do local foram feitas nesta terça-feira e mostram o serviço sendo realizado.
Quanto ao transporte dos alunos, a prefeitura informou que um carro de frota própria do município foi destinado para fazer o translado dos mesmos. No entanto, pelo fato de o veículo ter apresentado problemas mecânicos, ele não pôde ser usado.
A Secretaria Municipal de Educação, entretanto, informou que, a partir desta quarta-feira (11), os alunos contarão com o transporte escolar.