Um resgate aquático, realizado pelo Núcleo de Operações e Transporte Aéreo (Notaer-ES) na manhã desta quinta-feira (28), na Praia da Costa, em Vila Velha, intrigou banhistas e moradores da região.
A suspeita era a de que se tratava de afogamento. Tudo não passou, na verdade, de um treinamento realizado por um helicóptero do Notaer, executado em uma região conhecida como Curva da Sereia.
Leia também:
>> VÍDEO | Homem é soterrado em Guarapari e levado de helicóptero para hospital
>> Idosa de 73 anos morre após ser atacada por enxame de abelhas
>> Criança de 2 anos morre após acidente com máquina de lavar
A major Elizabeth Bergamin contou ao Folha Vitória que o Notaer, da Secretaria da Casa Militar do Espírito Santo, realiza o exercício periodicamente com toda a equipe, e que os militares estão, neste momento, se preparando para os atendimentos normalmente verificados no verão.
“O treinamento de resgate aquático é periódico e constante. Treinamos todo mês, e estamos nos preparando porque está chegando o verão. O exercício durou mais de uma hora e, depois, o helicóptero retornou à base, localizada no Quartel do Comando Geral da Polícia Militar do Espírito Santo”, explicou.
A major contou ainda que o treinamento reuniu cinco integrantes do Notaer, sendo dois pilotos e três operadores táticos.
Um operador simulou ser vítima de um afogamento, outro saltou ao mar para simular o salvamento, e o terceiro permaneceu dentro da aeronave comandando os dois pilotos para a manobra.
Veja o vídeo com o treinamento do Notaer:
Moradores da região registraram o treinamento com câmeras de celulares na varanda de apartamentos, e perfis no Instagram postaram vídeos mostrando o exercício.
As cenas chamaram a atenção pela presença do helicóptero, e algumas pessoas pensaram que os militares estavam resgatando banhistas.