Oito tartarugas foram encontradas mortas na Praia de Camburi, nesta quinta-feira (12). Elas estavam presas em redes de pescas, que são proibidas no local. Foram praticantes de canoa havaiana que se depararam com a rede e ajudaram a resgatar os animais.
De acordo com o Instituto Estadual do Meio Ambiente (Iema), outras seis tartarugas sobreviveram: três que estavam menos machucadas foram soltas e outras três, mais debilitadas, foram levadas para o Centro de Reabilitação de Animais Marinhos do Iema.
O instituto informou, por meio de nota, que as três tartarugas que foram levadas para lá estão sendo medicadas e encontram-se em observação pela equipe de veterinários do Centro de Reabilitação. Elas apresentam quadro de afogamento e receberão cuidados até que melhorem de saúde e possam ser soltas no mar.
A rede que prendeu os animais marinhos foi recolhida e será destruída pela Secretaria de Meio Ambiente de Vitória. Este ano já foram apreendidos mais de 16 mil metros de redes de pesca irregulares.