Geral

VÍDEO | Zoológico divulga sexo do filhote de onça que foi abocanhado ao nascer no ES

O filhote, que nasceu dia 22 de agosto, passou por avaliação veterinária, pesagem, microchipagem, além de vacinação

Foto: Reprodução

Após o susto de ser abocanhado por uma onça-pintada logo ao nascer, o filhote de onça está bem e é uma fêmea! O sexo do bichinho foi divulgado nesta quarta-feira (4) pelo ZooPark da Montanha, que postou nas redes sociais um vídeo do animal recebendo cuidados da equipe de veterinários.

Segundo a publicação, realizada por meio do Instagram, o filhote, nascido no dia 22 de agosto deste ano, passou por avaliação veterinária, pesagem, microchipagem, além de vacinação. A pequena onça ainda não tem nome.

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

O Instituto de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) informou que a oncinha está atualmente pesando 3,6 quilos. Uma característica que chama atenção é a coloração preta dela. 

“A pelagem escura pode acontecer nas espécies Panthera onca por uma produção elevada de melanina, o que a torna um felino melânico”, explica a zootecnista do Iema que acompanhou o manejo, Julia Medeiros.

A onça e o filhote seguem isolados dos demais animais e monitorados pela equipe técnica do Iema e do zoológico. 

Veja imagens do filhote: 

Estudantes flagraram momento que filhote foi abocanhado 

A cena inusitada e rara foi presenciada por estudantes durante uma visita ao zoológico de Marechal Floriano, único do Espírito Santo, ocorrida no dia 22 de agosto. 

Eles flagraram o nascimento de um filhote de onça-pintada, que foi, posteriormente, abocanhado por um macho da mesma espécie. A ação foi registrada em vídeo. 

Nas imagens, é possível ver que a mãe limpava o animal e, logo depois, um estranhamento entre ela e um macho, que abocanhou o filhote. 

Na época, o Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos enviou uma equipe ao zoológico para apurar o caso.

A fêmea e o filhote ficaram em uma estrutura separada das demais onças e foram observados, visto que o animal ficou estressado e a situação exigiu o mínimo de contato possível.

LEIA TAMBÉM: Mãe de sêxtuplos capixabas recebe alta; bebês devem ficar 3 meses internados