Geral

VÍDEOS | Chuva causa transtornos em terminais do Transcol

Diversos problemas, entre eles alagamentos e falta de energia, foram registrados nos terminais de Campo Grande, Laranjeiras e Itacibá

Foto: Montagem / Folha Vitória

A tempestade que caiu na região da Grande Vitória nesta terça-feira (07) causou transtornos para a população que depende do transporte coletivo, principalmente nos terminais do Transcol de Serra e Cariacica.

Diversos problemas, entre eles alagamentos e falta de energia, foram registrados nos terminais de Laranjeiras, na Serra; e Campo Grande e Itacibá, em Cariacica. 

Leia também:

> VÍDEOS | Tetos desabam em atacado e shopping em Vila Velha e Vitória

> VÍDEO | Tornado? Chuva arranca telhado de prédio em Vila Velha

> VÍDEOS | Nem pé de manga escapa de temporal; árvores são arrancadas

No Terminal de Campo Grande, em Cariacica, imagens encaminhadas para a reportagem do Folha Vitória mostraram que passageiros enfrentaram dificuldades devido à falta de energia. 

O apagão também foi registrado pelos usuários do transporte público do Terminal de Laranjeiras, na Serra. Confira a situação: 

Já no Terminal de Itacibá, localizado em Cariacica, os passageiros enfrentaram dificuldade com os alagamentos registrados no local. 

A reportagem do Folha Vitória demandou a Companhia de Transportes Urbanos da Grande Vitória (Ceturb-GV) para mais informações sobre a situação dos terminais rodoviários. A reportagem será atualizada. 

O que diz a Ceturb sobre as ocorrências nos terminais? 

A Ceturb-ES informou, por meio de uma nota que,  que por conta das fortes chuvas que atingiram a Grande Vitória, os terminais Laranjeiras e Campo Grande ficaram sem energia. 

“A EDP foi acionada e já restabeleceu a energia em Campo Grande e vai se deslocar para Laranjeiras. No Terminal Itacibá, algumas tubulações entupiram, mas a equipe da Ceturb-ES já fez a desobstrução e a água escoou”, destaca.

Além disso, também foi informado que, por conta de diversos pontos de alagamento na região metropolitana, várias linhas da Grande Vitória sofreram atraso

O que diz a EDP sobre a situação dos apagões?

Por meio de uma nota, a EDP informou que o temporal, com grande número de descargas atmosféricas, que atingiu a Grande Vitória nesta terça-feira, dia 07, que causou um aumento no número de ocorrências relacionadas ao sistema elétrico.

“Em conformidade com o Plano Verão 2024/2025 da companhia, equipes técnicas foram imediatamente reforçadas e seguem trabalhando no reparo da rede atingida e na normalização do fornecimento de energia.
Os principais reparos estão relacionados a queda de galhos, árvores e lançamento de objetos sobre as redes elétricas, que demandam maior tempo de trabalho das equipes por conta da complexidade.
Vale destacar que, em situações com grande volume de ocorrências como esta, a EDP atua com priorização no atendimento, primeiramente à serviços essenciais à população: hospitais, postos de saúde, escolas, e casos que possam oferecer risco à população.
Parte dos trabalhos é realizada em parceria com órgãos municipais, Defesa Civil, e o tempo de reparo das ocorrências varia de acordo com a dimensão dos danos em cada caso.
A companhia reforça as recomendações sobre segurança para que a população jamais se aproxime de cabos partidos ou de fios caídos”, afirma a nota. 

Previsão do tempo é de chuva no ES 

Segundo o Inmet, o acumulado de chuva pode chegar a 60 milímetros por hora. Também há previsão de ventos intensos de até 100 km/h.

Há baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.

A orientação do instituto é para que, em caso de rajadas de vento, as pessoas não se abriguem debaixo de árvores e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda.