Geral

VÍDEOS | GPS leva motorista de carreta para rua estreita e complica trânsito no Centro de Vitória

Motorista da carreta bitrem informou à Guarda Municipal que estava seguindo as orientações de um aplicativo de GPS

Foto: Thiago Soares/Folha Vitória

Uma carreta bitrem ficou “presa” quando trafegava na Avenida Governador Bley e tentou entrar em uma rua estreita no Centro de Vitória, na tarde desta sexta-feira (26), por volta de 16 horas.

O trânsito ficou interrompido durante alguns minutos, enquanto o motorista tentava manobrar o veículo para retornar. Foi preciso ajuda da Guarda Municipal.

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

A carreta bitrem seguia pela Avenida Governador Bley, no sentido Palácio Anchieta. Ao fazer a curva para entrar na Rua Gonçalves Lêdo e depois acessar a Avenida Jerônimo Monteiro, o motorista não conseguiu. A rua tem uma curva estreita. Com isso, ele precisou retornar para a Governador Bley. 

Para isso, o motorista precisou dar marcha a ré pela avenida. Depois, manobrou e passou para o lado contrário da pista, retornando pela Avenida Governador Bley, no sentido Curva do Saldanha, seguindo o trajeto pela Avenida Princesa Isabel. Logo em seguida, o tráfego de veículos no sentido Centro de Vitória foi retomado.

VEJA VÍDEO DO CAMINHÃO NO CENTRO:

Em nota, a Guarda Municipal de Vitória destacou que uma equipe abordou a carreta bitrem enquanto ela transitava pelo Centro. O trânsito de veículos desse porte não é permitido no Centro de Vitória.

Segundo a Guarda, durante a abordagem, “o motorista informou que estava seguindo as orientações de um aplicativo de geolocalização (GPS), o qual o havia direcionado para as ruas do Centro”.

Com a assistência dos agentes, o motorista realizou a manobra e retornou pela Avenida Getúlio Vargas, em direção a Vila Velha. A via já foi liberada.

Veículos pesados são proibidos no Centro de Vitória

A Guarda de Vitória também destacou que, o motorista da carreta bitrem foi multado por descumprir o Decreto Municipal 16.243/15, que determina regras sobre  a circulação de veículos de carga no Centro da capital. 

A multa se trata de uma infração média, com perda de quatro pontos na habilitação e pagamento de multa no valor de R$ 130,16.

No Centro, é proibido o trânsito de veículos com Peso Bruto Total acima de 10 toneladas no sistema viário localizado à direita do sentido de circulação das ruas Henrique de Novaes, General Osório, Thiers Velozo, José de Anchieta e Av. Jerônimo Monteiro. 

É destacado que, no inciso IV, do artigo 1º, fica proibido a circulação de veículos com PBT (somatória do peso do caminhão com a carga) maior que 23t (vinte e três toneladas), das 06h às 10h e das 16h às 20h00 nos dias úteis, sábados das 06h0 0 às 14h, exceto aos domingos e feriados. 

Também proíbe veículos de PBT maior que 45t (quarenta e cinco toneladas) e veículos tipo cegonheira com PBT maior que 16t (dezesseis toneladas), das 6 às 20h nos dias úteis, sábados das 6 às 14h, exceto aos domingos e feriados.

Leia Também: VÍDEO | Van escolar com crianças capota em ladeira em Cariacica