A Vigilância Sanitária da Secretaria Municipal de Saúde de Vila Velha (Semsa) publicou Nota Técnica sobre a liberação de testagens rápidas a serem realizadas em farmácias e drogarias do município para pessoas suspeitas de covid-19.
O documento fornece recomendações para estes estabelecimentos, para que possam oferecer um ambiente adequado e higiênico para funcionários e clientes durante e após o procedimento, que será feito apenas por farmacêuticos treinados.
A nota também contém algumas instruções básicas como manejo adequado e realização correta dos testes em clientes, além uma orientação detalhada para submissão online dos resultados das testagens.
Confira algumas das regras:
– A farmácia deve estabelecer uma área privativa para a realização da testagem que deve possuir lavatório para as mãos com água potável corrente, sabonete líquido lixeira com tampa e pedal para descarte do lixo infectante;
– O estabelecimento ainda deve delimitar o fluxo de pessoas, área de atendimento, espera e pagamento do serviço. Estas devem ser diferentes para os usuários que buscam esse serviço em relação ao que buscam a dispensação de medicamentos.
– Deve ser disponibilizado para o paciente suspeito (paciente que vai realizar o teste rápido) uma máscara cirúrgica e preparação alcoólica a 70% para higiene das mãos.
A prefeitura ressalta que a autorização para os testes, que não possuem diagnóstico confirmatório, é temporária e excepcional devido ao crescimento da doença no país e que apenas as farmácias e drogarias que têm autorização de funcionamento junto à ANVISA e que estejam devidamente licenciadas pela Vigilância Sanitária do município podem realizar os testes.
Clique AQUI e confira o documento com todas as diretrizes.