Geral

Vila Velha adota aplicativo para trabalhador buscar emprego pelo celular

Solução pretende otimizar o atendimento da rede Sine, que hoje realiza 150 atendimentos diários no município. Pelo aplicativo, trabalhador poderá agendar entrevistas com empregadores

 As vantagens incluem a verificação de currículos, a seleção de trabalhadores para participar de processos seletivos e a consulta a entrevistas agendadas Foto: Divulgação

A Prefeitura de Vila Velha adotou um novo aplicativo móvel que permite que os trabalhadores encontrem oportunidades de emprego adequadas ao seu perfil, de forma prática e rápida. Desenvolvido pela Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência Social (Dataprev), o aplicativo “Sine Fácil” possibilita ao cidadão acessar todos os serviços do Sistema Nacional de Emprego (Sine) a partir de dispositivos conectados à internet, como celulares e tablets.

A solução pretende otimizar o atendimento da rede Sine, que hoje realiza 150 atendimentos diários em Vila Velha. Pelo aplicativo, o trabalhador poderá agendar entrevistas com empregadores, acompanhar a situação do benefício do seguro-desemprego e acessar outros serviços de seu interesse.
 “Imagine o trabalhador se deslocar até o Sine apenas para ver as vagas de emprego ou então buscar uma simples informação. Hoje ele tem acesso a todas as informações através desse aplicativo, como vagas de emprego, acesso ao agendamento ao seguro desemprego e consulta a abono salarial. Agora o trabalhador e o empregador têm o Sine na palma da mão”, afirmou o secretário de Desenvolvimento Sustentável de Vila Velha, Idalécio Carone.

As vantagens incluem a verificação de currículos, a seleção de trabalhadores para participar de processos seletivos e a consulta a entrevistas agendadas.

Para Einstein Oliveira de Souza, agente do SINE de Vila Velha, a reprodução da interface do aplicativo é fácil e proporciona rapidez para o empregador.
“A novidade possibilita encontrar mais rapidamente um profissional com o perfil desejado. As vantagens incluem a verificação de currículos, a seleção de trabalhadores para participar de processos seletivos e a consulta a entrevistas agendadas”. 

Como acessar

O aplicativo é gratuito e já está disponível na versão para Android. Uma versão para o sistema iOS também deverá ser lançada em breve. Para poder utilizar o aplicativo, o trabalhador deverá obter um QR Code (código de acesso) que pode ser obtido no portal Emprega Brasil, que também foi lançado na última semana. 

O cidadão também pode conseguir o código na unidade de atendimento do Sine, no documento que ele recebe no ato da rescisão de contrato, ou na solicitação do seguro-desemprego. O código de acesso é individual, o que garante mais segurança às informações e agilidade no atendimento. Após instalar o aplicativo no seu celular ou tablet, o trabalhador deverá digitalizar o código utilizando a câmera fotográfica do aparelho celular.