Vila Velha será o primeiro município capixaba a receber o projeto “Ruas mais Seguras”, uma parceria entre a prefeitura e a Cruz Vermelha Internacional. O objetivo é reduzir sustentavelmente os acidentes que são registrados no trânsito da cidade. A parceria será firmada nesta quinta-feira (18), em cerimônia realizada no auditório da Prefeitura de Vila Velha, em Coqueiral de Itaparica, a partir das 10h30.
A cruz vermelha, por intermédio da ONG Global Road Safety Partnership (GRSP), será responsável por fazer um levantamento dos dados de acidentes que aconteceram na cidade. Esse estudo servirá como base para um relatório, que apontará soluções para que o número de acidentes de trânsito possa ser reduzido no município.
De acordo com a Secretaria Municipal de Prevenção, Combate à Violência e Trânsito (Semprev) de Vila Velha, o programa “Ruas mais seguras” busca uma responsabilidade compartilhada entre o setor público, o setor privado e a sociedade civil na construção de um trânsito seguro para todos. Trata-se da necessidade de uma aliança multissetorial, não só para a redução de mortos e feridos no trânsito, mas para a promoção da qualidade de vida.
O projeto internacional já acontece em outros estados do Brasil, além de países como Camboja, China, Índia, Quênia, México, Rússia, Turquia e Vietnã. Nas cidades onde foi implantado, o projeto conseguiu uma redução do número de acidentes de até 30%.
Segundo a ONG, a cada ano, 1,3 milhões de pessoas morrem vítimas de acidentes de trânsito. Outras 20/50 milhões são vítimas de lesões graves, frequentemente incapacitantes e permanentes.