Vila Velha, enfim, definiu que não haverá programação de Carnaval em 2022. A decisão será publicada na edição desta quarta-feira (23) no Diário Oficial do município, segundo a prefeitura. A cidade foi a última na região da Grande Vitória a optar pela suspensão da festa.
Assim, ficam suspensas as apresentações dos tradicionais blocos de rua que costumam levar multidões às ruas do Centro e também na orla, em Itaparica, Itapuã e também na Barra do Jucu.
O cancelamento foi feito a partir de reunião de equipe técnica envolvendo as secretarias de Saúde e de Cultura e Lazer.
Os técnicos acataram o que recomenda os decretos estaduais relacionados ao mapa de risco para covid-19. Atualmente, Vila Velha está em risco moderado.
Segundo o Painel Covid-19, mantido pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), Vila Velha está em primeiro lugar no Espírito Santo em número de mortes pela doença com 1.927 mortes até esta terça-feira (22).
Em número de casos confirmados, fica em segundo lugar com 112.210, atrás da Serra com 120.555.
Apesar de o município não contar com uma programação oficial no período, a prefeitura decidiu manter o ponto facultativo e o feriado de Carnaval.
Até o último dia 10 deste mês, um levantamento feito pelo Folha Vitória apontou que pelo menos 17 cidades capixabas cancelaram os dias de folia este ano. Entre elas destinos turísticos de referência durante a festa.
LEIA TAMBÉM: Carnaval 2022: o que esperar da folia com o novo risco de subvariante
>> Piúma cancela Carnaval após aumento de casos de Covid-19
>> Carnaval de Vitória: desfile das escolas de samba é adiado para abril, anuncia prefeito
>> Sem folia: Aracruz e Muqui cancelam carnaval. Veja situação em outras cidades do ES
>>> Covid-19: Vitória proíbe carnaval de rua e vendedores ambulantes por um mês
Outras cidades do ES que suspenderam o Carnaval 2022:
Vitória
Cariacica
Serra
Viana
Guarapari
Aracruz
Colatina
Linhares
Conceição da Barra
Cachoeiro de Itapemirim
Piúma
Presidente Kennedy
Santa Teresa
Domingos Martins
Anchieta
Muqui
São Mateus
Carnaval 2022: veja algumas das decisões
Vitória
A prefeitura cancelou no início de janeiro o carnaval nas ruas da Capital capixaba. Os blocos carnavalescos não poderão desfilar pelo segundo ano consecutivo. A administração municipal suspendeu a programação dos blocos e shows nas praças do Centro da cidade considerando as dificuldades de controle e fiscalização das regras sanitárias no espaço aberto.
Quanto aos desfiles das escolas de samba, o prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini, decidiu adiar a programação para abril. A folia no Sambão do Povo, que estava marcada para os dias 17, 18 e 19 de fevereiro, agora deve acontecer nos dias 7, 8 e 9 de abril.
De acordo com o prefeito, a decisão foi tomada em conjunto com a Liga das Escolas de Samba do Grupo Especial (Liesge) e leva em consideração o atual estágio da pandemia da covid-19.
Além dos blocos de rua, Vitória também proibiu comércio ambulante até o dia 7 de março.
Guarapari
No balneário mais famoso do Espírito Santo, também não haverá carnaval. A informação foi confirmada pela prefeitura no início de janeiro.
Serra
A prefeitura cancelou a programação de carnaval devido ao aumento de casos de covid-19 em mais de 400%.
Cariacica
As festas, eventos públicos e privados em vias públicas e os blocos de rua foram suspensos em Cariacica na segunda quinzena de janeiro. Um decreto municipal, já publicado no Diário Oficial, proíbe o uso de trios elétricos e carros de som em vias públicas do município, quando houver aglomeração.
Viana
A prefeitura disse que, após contato com os responsáveis pelos blocos, decidiu que não será realizado o tradicional carnaval de rua no município. A medida ocorre devido ao aumento de infecções pelo vírus influenza e da pandemia de covid-19.
Aracruz
Aracruz anunciou em suas redes sociais no dia 21 de janeiro que não havia condições sanitárias seguras para a folia. Por lá, a folia carnavalesca costuma agitar os balneários de Barra do Sahy, Santa Cruz e Mar Azul. É o segundo ano em que a festa é cancelada.
Muqui
Os tradicionais desfiles dos blocos do Boi Pintadinho não vão acontecer este ano. A prefeitura de Muqui decidiu por cancelar a folia carnavalesca por causa do avanço de casos de covid na cidade.
Anchieta
Além de cancelar a programação de Carnaval, a cidade proibiu, por meio de um decreto, a concentração de blocos carnavalescos em qualquer espaço público ou privado. Além disso, não será permitida a realização de shows artísticos, incluindo marchinhas, matinês, batucadas, desfiles, música ao vivo, dentre outros.
Domingos Martins
A prefeitura publicou decreto suspendendo a programação de Carnaval e também proibindo concentração de blocos carnavalescos, realização de shows, música ao vivo, desfiles, dentre outros, em qualquer espaço público municipal. Também fica proibido o uso de caixas de som nas ruas e a venda de bebidas alcoólicas – por pessoas que não possuem autorização – nas vias públicas.