A prefeitura de Vila Velha confirmou, nesta terça-feira (12), vários casos de covid-19 em um asilo no município. Nove Idosos que residem no local foram infectados pela doença. Seis pessoas testaram negativo e outros dois tiveram resultado do teste para covid-19 inconclusivo.
A Secretaria de Estado de Saúde (Sesa) informou que tem conhecimento do problema, mas disse que é responsabilidade do município monitorar a casa.
Segundo a prefeitura, foi disponibilizado um profissional que todos os dias vai ao local e dá orientações para tentar frear o avanço da doença no asilo. Algumas medidas estão sendo tomadas, como isolar os doentes dos não-infectados.
Os funcionários do local foram testados, mas ainda não há informações sobre o resultado dos exames.
Na semana passada, dois idosos que moravam na casa de repouso morreram. Um já estava com o caso de covid-19 confirmado, o outro estava com sintomas e aguardava o resultado do teste.
Ainda de acordo com a prefeitura, para que outras casas de repouso da cidade não sofram com surtos como este, o município montou um sistema para monitorar o asilos.
O local foi notificado pelo Ministério Público, que realizou uma fiscalização no estabelecimento. Por telefone, a equipe de produção da Rede Vitória tentou contato com os proprietários da casa, mas não obteve retorno.
Esse é o segundo asilo na Grande Vitória com grande número da doença na Grande Vitória. No mês passado, a Secretaria de Estado de Saúde (Sesa) confirmou que mais de 20 pessoas, entre idosos e funcionários, foram infectados pelo coronavírus numa casa de repouso da capital.
* Com informações da repórter Nahtália Munhão, da TV Vitória / Record TV