Geral

Vila Velha mantém queima de fogos no réveillon e reforça estrutura para verão

Operação, denominada Plano Verão, trará melhorias à orla do município, que espera receber cerca de um milhão de turistas até o fim de março

A tradicional queima de fogos na orla de Vila Velha está garantida Foto: ​Folha Vitória

A menos de dois meses do início da estação mais quente do ano, a Prefeitura de Vila Velha já deu início ao Plano Verão, operação para trazer melhorias à orla do município, que espera receber cerca de um milhão de turistas até o fim de março. A ação vai de pequenos reparos, como a troca de pisos no calçadão e reforço nas pinturas da ciclovia e faixas de pedestres, à garantia da segurança dos turistas e moradores do município na areia e na praia.

A tradicional queima de fogos na orla também está garantida. Mas, de acordo com a assessoria da Prefeitura, ainda não há definição dos locais aonde as balsas serão colocadas ou o tempo de duração do espetáculo pirotécnico. A programação esportiva e cultural também não foi finalizada.

Infraestrutura

Em toda a orla da cidade serão instalados 44 banheiros hidráulicos, para atender aos turistas das praias da Costa, Itaparica e Itapoã; tanto a iluminação do calçadão quanto da areia serão reforçadas e novos postes serão instalados no fim da praia de Itaparica. A operação prevê, ainda, a colocação de placas de informações do mar em pontos sensíveis ao banhista e lixeiras, além do aumento das equipes de limpeza durante toda a estação.

Segurança

Os guarda-vidas das praias do município ganharão novas instalações para ficar à disposição dos banhistas em caso de emergência. Dois postos da Guarda Municipal também serão implantados, na Praia da Costa e em Itapoã. Está prevista também a revitalização de dois abrigos de viaturas na orla para ampliar a segurança. 

A partir da próxima semana, 105 novos membros da Guarda Municipal estarão nas ruas de Vila Velha, ampliando o efetivo para 181. Segundo o secretário Prevenção e Combate à Violência, Alexandre Ramalho, a expectativa é de que “com um novo curso de formação para 115 concursados, até março a Guarda Municipal do município tenha 300 guardas”.

Vitória

Na capital capixaba, as festas de fim de ano terão um investimento menor este ano. O objetivo é alcançar um orçamento 30% menor em 2016.