Geral

Vila Velha tem bairros alagados, queda de árvores e falta de energia após temporal

De acordo com a Defesa Civil Estadual, foram registrados 92mm de chuva na cidade; a Prefeitura informou que montou uma força-tarefa para atender todas as ocorrências

Foto: Arte/Folha Vitória

A cidade de Vila Velha foi fortemente atingida pela tempestade da tarde de terça-feira (07), com 10 bairros com registro de alagamentos e seis pontos de queda de árvores. 

De acordo com a Defesa Civil Estadual, foram registrados 92 milímetros de chuva em Vila Velha, a segunda cidade onde mais choveu no Espírito Santo, atrás de Rio Bananal, com 125mm.

Leia também:

> Nova tarifa do Transcol será definida nesta sexta-feira

> Como se proteger de alagamentos? Saiba o que fazer em momentos de risco

> Chuva intensa faz avião que saiu do Galeão para Vitória retornar ao Rio

Telhados de casa sendo levados pelo temporal e alagamento em diversas regiões causaram pânico nos moradores. 

A Prefeitura informou que uma força-tarefa foi montada para atender todas as ocorrências como queda de árvores, limpeza de ruas e recolhimento de resíduos.

Veja vídeo dos estragos da chuva em Vila Velha:

Além disso, as equipes da Defesa Civil vão realizar vistorias nas casas destelhadas e está orientando aos moradores saírem da residência se a estrutura estiver oferecendo algum perigo.

No bairro Alecrim, moradores reclamam de falta de energia por quase 12 horas consecutivas, desde quando começou a tempestade.

Em entrevista à TV Vitória/Record, uma moradora que é dona de restaurante no bairro e reclama do prejuízo sem energia.

“Os picolés no freezer já estão todos derretidos, são cerca de R$ 3 mil. Quero saber quem vai arcar com meu prejuízo. A EDP fala que está em andamento em processo, não sei qual andamento é esse que não chega, não resolve, acho que nem vai ter como trabalhar hoje”, contou.

Por nota, a EDP informou que no bairro Alecrim foi registrado interrupção de energia em algumas unidades consumidoras e, neste momento, sete equipes técnicas estão no local atuando. 

No caso de qualquer ocorrência com a rede elétrica, a companhia pode ser acionada pelo site www.edp.com.br, aplicativo EDP Online, WhatsApp (27) 99772-2549 ou Central de Atendimento ao Cliente: 0800 721 0707.

Quatro toneladas de lixo foram retiradas das estações de bombeamento

A prefeitura informou, ainda, que quatro toneladas de lixo foram retirados das Estações de Bombeamento de Águas Pluviais (EBAPs) pelas equipes de limpeza durante as fortes chuvas.

Foram retirados objetos como sacolas, cascas de coco, restos de madeira, garrafas pets, galhos e, até mesmo, sofás, televisão, ar-condicionado.

O lixo jogado nos canais que cortam a cidade prejudica a vazão das águas e o funcionamento dos equipamentos de drenagem (bombas).