A Prefeitura de Vila Velha publicou, nesta segunda-feira (02), decretos municipais que instituem normas para a redução do uso indevido de água na cidade.
O Decreto 014 determina a agilidade na aprovação dos projetos de edificações que apresentarem alguma ação de estímulo a mecanismos e tecnologias de eficiência hídrica e energética;
Já o Decreto 015 cria normas restritivas para o uso doméstico e comercial da água no município. De acordo com a publicação, são consideradas contrárias à política de controle de poluição e manejo dos recursos hídricos a lavagem de vidraças, fachadas, calçadas, pisos, muros e veículos com o uso de mangueiras; rega de gramados e jardins; resfriamento de telhados com umectação ou sistemas abertos de troca de calor; umectação de vias públicas e outras fontes de emissão de poeiras.
Ainda segundo o Decreto 015, os moradores flagrados em caso de descumprimento serão notificados.
Nesta segunda-feira, o prefeito Rodney Miranda vai reunir lideranças comunitárias e políticas, representantes de diversos segmentos sociais e de grandes consumidores de água, como indústria e condomínios, para a apresentação das novas medidas.