Moradores e turistas que visitam Vila Velha vão poder utilizar o sistema de bicicletas compartilhadas por mais três anos. O serviço, que está presente em 20 estações, e conta com mais de 200 unidades espalhadas em diversos bairros da cidade, agora também irá funcionar 24 horas por dia.
O anúncio foi feito pelo prefeito Max Filho, que afirmou que o Bike VV é um sucesso. “O sistema é um símbolo importantíssimo na cidade e, em meio à pandemia, o modal (bicicleta) é mais importante ainda para evitar aglomeração. Estou assinando este novo contrato entre a Tembici e o município de Vila Velha para essa nova parceria por mais três anos”, ressaltou o prefeito.
O secretário municipal de Administração e Finança, Rafael Gumiero, por sua vez, destacou a expansão do horário de oferta do serviço com o novo contrato: “O Bike VV tem mais uma novidade: quem usa sabe que, atualmente, funciona das 6 da manhã à meia noite; a partir de 1º de julho, vai funcionar 24 horas por dia. O cidadão da última jornada, que pega os últimos ônibus, pode usar também a bicicleta compartilhada, assim como aquele cidadão que sai mais cedo de casa para trabalhar”.
Gumiero também frisou que cada unidade está sendo higienizada cinco vezes ao dia. Mas que, mesmo assim, é indicado que os usuários sigam rigorosamente as regras de proteção individual. Vale ressaltar que a próprio Organização Mundial da Saúde (OMS) orienta o uso de bicicletas para as pessoas que precisem se locomover neste período de pandemia do Coronavírus, principalmente trabalhadores.
Segundo o Tomás Martins, CEO da Tembici, mais de 90% dos usuários consideram o BikeVV um serviço essencial neste momento de pandemia.