Geral

Violência e arrastões em ônibus viram temas de audiência pública na Serra

A audiência deve discutir casos sobre a segurança dos passageiros dentro dos coletivos. Várias autoridades foram convidadas para participar do debate

Insegurança no Transcol será debatida Foto: Divulgação

Casos de violência e arrastões dentro de ônibus do sistema Transcol serão debatidos na Câmara Municipal da Serra, na próxima quinta-feira (14), quando acontece uma audiência pública.

A audiência deve discutir casos sobre a segurança dos passageiros dentro dos coletivos, como o caso de duas pessoas baleadas durante um arrastão em um ônibus do sistema Transcol no dia 9 de janeiro. A linha era o ônibus 613.

Até atletas capixabas já foram vítimas de crimes em ônibus. Como o caso do jogador de futebol americano, Raphael Casagrande, que foi atingido com um tiro no peito durante um assalto dentro de um coletivo. O rapaz precisou ficar internado durante 18 dias mas, em fevereiro deste ano, voltou aos treinos.

Com o crescimento da violência nos ônibus, em 2015, a Polícia Militar do Espírito Santo anunciou que policiais fariam blitze dentro dos coletivos

Parados no ponto: usuários de ônibus reclamam da demora e de diminuição da frota

Foram convidados para a audiência, entre outros, a Companhia de Transportes Urbanos da Grande Vitória (Ceturb-GV); o Sindicato dos Rodoviários do Espírito Santo (Sindirodoviários-ES); o Sindicato das Empresas de Transporte Metropolitano da Grande Vitória (GVBus); o secretário Estadual de Segurança, André Garcia; o secretário de Defesa Social da Serra, Nylton Rodrigues; e o major Wellington Luiz Ribeiro, do  6° Batalhão da Polícia Militar.

Também foram chamados a participar entidades da sociedade civil, como o Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Espírito Santo (Sindiupes), o Conselho de Defesa dos Direitos Humanos (CDDH-Serra) e a Federação das Associações de Moradores da Serra (FAMS).

Leia outros casos:
Pular roleta em ônibus causa insegurança à população
Não está fácil andar de ônibus! Mais uma vez, passageiros são alvo de assaltantes na Serra
Vídeo mostra abordagem da PM a suspeito de assaltar ônibus no ES

A iniciativa da comissão é do vereador da Serra Gilmar Carlos (PT). Para os cidadãos que quiserem participar da audiência pública ou outras informações, o telefone é 27 3251 8345.