Geral

Violência infantil é tema de programa da TV Vitória neste domingo

A gerente do Instituto Americo Buaiz (IAB) Paula Martins e a jornalista Juliana Lyra comandam o programa "Eu, você, nós e o Terceiro Setor"

Foto: Carlos Valim

Neste domingo (19), às 10h, mais uma edição do programa Eu, Você, Nós e o Terceiro Setor vai ao ar na TV Vitória/Record TV para apresentar a realidade nacional e estadual da violência contra as crianças e os adolescentes.

O programa é comandado pela gerente do Instituto Americo Buaiz (IAB), Paula Martins e a jornalista Juliana Lyra, que vão mostrar a importância da conscientização sobre a violência contra as crianças e os adolescentes.

A dupla conversa com a coordenadora geral do Serviço de Engajamento Comunitário (Secri), Alzirenes Boaventura e a coordenadora da Casa de Atendimento e Orientação a Crianças e Adolescentes (Caoca), Vitória Façanha.

As coordenadoras irão explicar como funciona os projetos de prevenção e a atuação em parceria com a rede de proteção que o Conselho Tutelar faz parte. Para isso, Paula e Juliana ainda realizam um bate-papo pela internet com o conselheiro tutelar de Cariacica, Edwilson de Almeida.

O programa vai orientar sobre a importância de denunciar qualquer tipo de maus-tratos e mostrar a diferença entre o canal de denúncias Disque 100 e o Centro Integrado Operacional de Defesa Social (Ciodes).

Números da violência

Pesquisa realizada pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP) em parceria com o Fundo das Nações Unidas Para a Infância (Unicef), de 2017 a 2020, aponta que 180 mil crianças e adolescentes sofreram violência sexual no país. Uma média de 45 mil casos por ano.

No Espírito Santo, segundo a Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp), somente nos três primeiros meses do ano, 274 crianças e adolescentes foram vítimas de crimes sexuais. Conferindo uma média de três casos por dia.

Já nos últimos quatro anos, registrou-se mais de 5.753 casos, 64% deles referentes a estupro de vulnerável.