“Você e mais 19 pessoas foram marcadas em um link”. Quem usa o Facebook, certamente já recebeu uma mensagem de notificação parecida com esta. O problema é que, em muitos casos, ao clicar para conferir o conteúdo, a conta do usuário acaba sendo infectada por um vírus.
Os chamados malwares são capazes de se espalhar e roubar as contas e dados pessoais dos usuários da rede social. A empresa de segurança digital Kaspersky informou que, em apenas 48 horas, um vírus no Facebook infectou mais de 10 mil pessoas. Das vítimas, 30% são brasileiras.
Ao clicar nas notificações com links suspeitos, um vírus é instalado, maliciosamente, como extensão no Chrome. Depois disso, ao acessar o Facebook novamente, um novo login é solicitado ao usuário que, ao inserir os dados de acesso, autorizava, de forma involuntária, que o malware fosse ativado. Com isso as preferências de privacidade da vítima eram alteradas.
De acordo com informações do site Mundo Conectado, o ideal é que os usuários de internet instalem uma solução antimalware e mantenham o software de Antivírus sempre atualizado.
Outra dica é ter cuidado ao navegar nas redes sociais e não clicar em links estranhos e suspeitos, mesmo quando enviado por amigos. Caso haja a possibilidade de ter sido infectado, o usuário pode procurar extensões desconhecidas no navegador e exclui-las.