Para muitas pessoas, mudar o visual é o primeiro passo rumo a uma transformação mais profunda, seja para uma nova fase da vida ou para aumentar a autoestima. É nesse contexto que o visagismo se destaca, oferecendo uma abordagem que une estética e identidade pessoal.
Mas afinal, o que é isso? A técnica busca refletir a essência única de cada pessoa por meio de uma imagem que harmoniza com suas características físicas, emocionais e até profissionais.
LEIA TAMBÉM:
>>De Sereia a Cleópatra: saiba como ativar arquétipos e se tornar uma mulher poderosa
>>Buquês de noiva: saiba em quais novas tendências apostar
>>Arquitetura biofílica: veja como o verde se torna o novo luxo
De acordo com Cy Magalhães, embaixadora master visagista no Brasil, o visagismo é uma jornada de autoconhecimento.
“O visagismo respeita a diversidade e a individualidade, reconhecendo que não existe uma fórmula para a beleza. Cada pessoa é única, e essa técnica oferece a oportunidade de expressar essa singularidade de maneira visível e tangível”, disse a especialista.
Como o visagismo funciona?
Cy explicou que o processo começa com uma análise detalhada das características físicas do cliente, como formato de rosto, cor dos olhos e textura do cabelo, além de considerar aspectos emocionais e de estilo de vida.
Com base nessa avaliação, o visagista sugere cortes, colorações e estilos que valorizam os pontos fortes da pessoa, sempre respeitando sua identidade única.
Um exemplo é Erika Frizzera, que procurou o visagismo para explorar uma imagem mais criativa. Após a análise, ela passou por um corte Morphicoupe e uma coloração Morphicolor, técnica que combina perfeitamente com o corte e destaca seu estilo pessoal.
“Pessoas criativas de rosto céu como o da Érika não combinam com um cabelo certinho. Por isso, a proposta foi suavizar a cor do cabelo e um corte estruturado que trouxe mais harmonia, criatividade e modernidade ao seu novo visual. Ela ficou linda!”, explica Cy.
>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe do nosso canal do Telegram!
Visagismo e autoestima
Além de definir o estilo ideal, o visagismo fortalece a autoestima ao criar uma imagem alinhada com a essência do cliente. A relação de confiança entre o profissional e o cliente é fundamental para que o resultado seja positivo e autêntico.
“O processo de transformação é único para cada pessoa e deve ser respeitado. É gratificante ver como o visagismo pode ajudar as pessoas a descobrirem sua melhor versão”, afirma a especialista.