Na última semana, alunos da escola Ignez Massad Cola foram convidados pela empresa Autonomia Arqueologia, em parceria com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), para conhecer o sítio arqueológico “Praia da Cerca”. Ao todo, 30 alunos foram contemplados e tiveram a oportunidade conhecer mais um pouco sobre a história de Guarapari.
Kamila Ferrari, professora de história, que acompanhou os alunos na ida ao sítio arqueológico, juntamente com a equipe pedagógica da escola, enfatizou a importância da visita. “O principal objetivo da ação foi de apresentar aos alunos o patrimônio histórico e cultural da nossa cidade, tanto material quanto imaterial”, destacou.
Antes da visita, os alunos contaram com uma palestra na escola ministrada pelo arqueólogo e coordenador de campo Danilo Rodrigues Santos e pelo geólogo Geferson Reis, explicando o que é um sítio arqueológico. “A arqueologia conta não só a nossa história, mas também a de outros povos. Temos um patrimônio riquíssimo aqui que precisa ser conhecido”, concluiu Kamila.
*Com informações da prefeitura de Guarapari.