Geral

Em três meses, tempo de espera para tirar visto para os EUA cai mais de 20 vezes

Prazo que em maio passava de um ano e oito meses, agora caiu para 21 dias corridos

Foto: Divulgação

O prazo para emitir o visto para os Estados Unidos caiu até 23 vezes nos últimos três meses. Atualmente, quem precisa tirar o visto de visitante nas categorias B1/B2 pode precisa esperar cerca de 21 dias, dependendo do consulado escolhido.

O prazo máximo atual nos cinco postos do consulado norte-americano no Brasil é de 267 dias. O tempo de espera é bem diferente do observado em maio, quando o tempo de espera se aproximava de 600 dias, cerca de um ano e oito meses.

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

A maior queda foi registrada em Brasília, que passou de 483 dias corridos, em 17 de maio, para 21 na última sexta-feira (21). No Rio de Janeiro, o prazo passou de 449 para 36 dias corridos no mesmo período, de acordo com levantamento realizado pelo Folha Vitória.

Em Recife, é preciso aguardar 147 dias. Há três meses, o prazo era de 441 dias corridos. Já em São Paulo, principal posto no Brasil, o prazo atual é de 266 dias, ante os 595 dias corridos necessários esperar para emitir o visto em maio.

Porto Alegre tem o maior prazo atualmente: 267 dias. Em maio, era preciso aguardar por 473 dias corridos.

LEIA TAMBÉM: Dívida “some” em 5 anos? Saiba o que acontece com débitos não quitados e veja como negociar

A diminuição nos prazos, segundo informou a Embaixada dos Estados Unidos ao Estadão, é resultado de um aumento no processamento de vistos e no número de funcionários em todas as representações consulares. 

Recentemente, disponibilizamos mais de 200 mil agendamentos de vistos, o que resultou em uma redução substancial no tempo de espera para pessoas que solicitam um visto de turismo pela primeira vez“, disse o órgão.

Em média, são processados cerca de seis mil vistos diariamente nos cinco consulados dos Estados Unidos no Brasil. A expectativa é que, ao todo, 1,2 milhão de vistos para entrar nos EUA deverão ser processados até o fim do ano no País.

LEIA TAMBÉM: Conservadores vencem, mas não conseguem maioria para governar Espanha

A fila diminuiu, mas o valor para emitir o documento aumentou. Desde 30 de maio, a emissão do visto para os Estados Unidos subiu de US$ 160 para vistos de turismo e negócios (categoria B1/B2) para US$ 185.

Veja o prazo para tirar o visto para os EUA

Em consulta realizada pelo Folha Vitória, o prazo para conseguir realizar a entrevista para emissão do visto com necessidade de entrevista nas categorias B1/B2, por exemplo, varia de 21 dias a pouco mais de oito meses.

Confira como está o tempo de espera em cada um dos cinco postos no Brasil, de acordo com dados divulgados na última sexta-feira (21):

São Paulo: 266 dias corridos;
Rio de Janeiro: 36 dias corridos;
Brasília: 21 dias corridos;
Recife: 147 dias corridos;
Porto Alegre: 267 dias corridos.

LEIA TAMBÉM: Saiba o que são os “facekinis”, que viraram febre no verão chinês

Os prazos são bem diferentes do observado em maio, quando o tempo de espera na mesma categoria variava de um ano e dois meses até um ano e oito meses. Veja: 

São Paulo: 595 dias corridos;
Rio de Janeiro: 449 dias corridos;
Brasília: 483 dias corridos;
Recife: 441 dias corridos;
Porto Alegre: 473 dias corridos.

Em caso de visto para turismo e negócios sem a necessidade de entrevista, o tempo de espera atualmente não passa de 10 dias. Já para renovações dentro do prazo de validade, não há necessidade de entrevista. Basta deixar a documentação no consulado.

LEIA TAMBÉM: Musk muda logotipo do Twitter para X: ‘Nos despediremos dos pássaros’

Confira orientações para emissão do visto

— Verifique o período de espera em todos os consulados;

— Monitore a inclusão de novos horários no sistema de agendamentos, já que há muitos cancelamentos de última hora e o reagendamento não tem custo;

— Se precisa de um visto emergencial, atente-se no momento da solicitação, pois há um sistema diferente;

— Renove o visto com cerca de quatro anos de antecedência para evitar perder o prazo por conta da fila de espera.

Foto: Thiago Soares/ Folha Vitória
Gabriel Barros Produtor web
Produtor web
Graduado em Jornalismo e mestrando em Comunicação e Territorialidades pela Ufes. Atua desde 2020 no jornal online Folha Vitória.