Geral

Vital 2022 terá mais de 1,3 mil agentes; veja como será esquema de segurança

O carnaval de época de Vitória deve receber cerca de 54 mil pessoas nesta sexta-feira (16) e sábado (17)

Foto: Reprodução TV Vitória

Depois de 16 anos, o carnaval fora de época de Vitória está de volta. O Vital 2022 deve receber cerca de 54 mil pessoas nos dois dias de festa. Para garantir a segurança do público e profissionais envolvidos no evento, o policiamento será reforçado. 

> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas pelo WhatsApp? Clique aqui e participe do nosso grupo de notícias!

Segundo a Secretaria Estadual de Segurança Pública (Sesp), mais de 1.300 agentes de segurança vão atuar no evento, que acontece nesta sexta-feira (16) e sábado (17) no Sambão do Povo, em Vitória. 

Os policiais militares e civis, bombeiros militares e outras forças de segurança vão promover ações integradas e coordenadas de segurança pública nas regiões do entorno do Sambão do Povo. 

Ao todo, 960 policiais militares, 32 bombeiros militares, 36 policiais civis, 262 guardas municipais de Vitória e 32 policiais rodoviários federais vão atuar no policiamento.

LEIA TAMBÉM: Vital deve movimentar até R$ 30 milhões em dois dias

A operação especial para reforçar a segurança no Vital foi organizado pela Gerência de Operações Integradas da secretaria, em conjunto com a Polícia Militar, a Polícia Civil, o Corpo de Bombeiros, a Guarda Municipal de Vitória e a Polícia Rodoviária Federal. 

Entenda como será o esquema de segurança do Vital

Segundo a Sesp, policiais militares estarão a postos em todos os dias do evento, em pontos de maior circulação de pessoa. As equipes atuarão a pé, a cavalo e em pontos-base. 

Serão empregadas equipes do patrulhamento ordinário, Batalhão de Ações com Cães (BAC), Batalhão de Missões Especiais (BME), Batalhão de Trânsito (BPTran) e equipes do Regimento de Polícia Montada (RPMont).

LEIA TAMBÉM: Confira os horários e locais de entrega dos abadás do Vital em Vitória

Já o Corpo de Bombeiros vai atuar com equipes de resgate e de combate a incêndio, estando a postos para eventuais emergências na área do Sambão e nas estruturas ali instaladas.

A Delegacia de Polícia de Santo Antônio permanecerá aberta durante o horário de realização do evento e a Delegacia Regional de Vitória terá reforço de efetivo. As pessoas que precisarem registrar boletins de ocorrência também contam com a Delegacia Online. Uma equipe da Polícia Civil também vai realizar ponto-base.

Veja quais vias serão interditadas durante o festival

Por conta da festa, algumas vias do entorno do Sambão do Povo terão interdições. A avenida Dário Lourenço de Souza já está interditada para montagem da estrutura do Vital. A avenida está interditada no trecho entre a Clínica dos Acidentados e a rua Dom Benedito.

Nesta sexta-feira e sábado, a Rua Antônio Pinto de Aguiar estará com trânsito liberado para moradores e aqueles que necessitam de acesso à Clínica dos Acidentados. A Avenida Dário Lourenço de Souza, próximo ao Teatro Carmélia, estará liberada para trânsito local até próximo à clínica.

LEIA TAMBÉM: Vital, shows de graça e festival gastronômico: veja as atrações para curtir no ES no fim de semana

A Rua Elvira Zílio (conhecida como Volta do Rabaiole) também estará liberada para acesso de moradores e aqueles que possuem trânsito livre.

Agentes do grupamento de Trânsito da Guarda Civil Municipal de Vitória (GCMV) estão nessas interdições e também nas proximidades da avenida Santo Antônio e da avenida Nair de Azevedo. Os locais estão sinalizados.

A Rua Engenheiro Manoel dos Passos Barros estará fluindo em mão única, sentido Avenida Santo Antônio.

Foto: Thiago Soares/ Folha Vitória
Gabriel Barros Produtor web
Produtor web
Graduado em Jornalismo e mestrando em Comunicação e Territorialidades pela Ufes. Atua desde 2020 no jornal online Folha Vitória.