“Cidade Sol, com o céu sempre azul
Tu és um sonho de luz norte a sul
Meu coração te namora e te quer
Tu és Vitória um sorriso de mulher
Do Espírito Santo, és a devoção
Mas para os olhos do mundo, és uma tentação
Milhões te adoram, e sem favor algum
Entre os milhões, eis aqui mais um”
(Vitória Cidade Sol- Pedro Caetano)
Vitória, capital do Espírito Santo, comemora nesta domingo, 8 de setembro, 468 anos de muita história e enorme beleza. Seja através de cartões postais forjados pelas mãos do homem, ou esculpidas pela natureza, a “Cidade Presépio” é admirada pelos moradores e por quem tem a oportunidade de conhecer uma das cidades mais belas do Brasil.
E toda essa grandeza, e beleza, está presente no Hino Emocional da Capital do Espírito Santo, também conhecido entre os capixabas como “Vitória Cidade Sol”, obra criada pelo compositor paulista radicado no Espírito Santo, Pedro Caetano, que abre essa matéria.
História
A fundação do Espírito Santo e de Vitória começa 34 anos depois de o Brasil ter sido descoberto em 1500. Explorando a região, os portugueses buscaram um local mais seguro para se guardarem dos ataques dos índios e de outros estrangeiros, principalmente de holandeses e franceses. Eles seguiram, então, pela baía de Vitória e, contornando a ilha, aportaram em Santo Antônio.
Em meio ao pequeno núcleo urbano, de feição nitidamente colonial, havia “capixabas” – roças – na língua dos índios – expressão que acabou servindo para denominar os habitantes da ilha e, posteriormente, todos os espírito-santenses. Os índios chamavam a Ilha de Vitória de Guananira ou “Ilha do Mel” pela beleza de sua geografia e amenidade do clima com a baía de águas tranquilas e manguezal repleto de moluscos, peixes, pássaros e muita vida.
A data de emancipação política do município é 24 de fevereiro de 1823, quando um Decreto-Lei Imperial concedeu Fórum de Cidade a Vitória. No século XX, em função da ocupação dos morros, que refletem as luzes das casas nas águas da baía, Vitória passou a ser chamada de “Cidade Presépio do Brasil” e depois “Delícia de Ilha”.
Confira agora uma lista com cinco lugares imperdíveis de Vitória:
PRAIA DE CAMBURI
ILHA DAS CAIEIRAS
CATEDRAL METROPOLITANA DE VITÓRIA
GALPÃO DAS PANELEIRAS
THEATRO CARLOS GOMES
FORTE DE SÃO JOÃO (Saldanha da Gama)
PALÁCIO ANCHIETA
GRUTA DA ONÇA
PARQUE MOSCOSO
PEDRA DA CEBOLA