Vitória largou na frente e é uma das poucas cidades no País que alinham as suas políticas públicas e seus indicadores com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), que são metas traçadas pela Organização das Nações Unidas (ONU) para serem atingidas até 2030.
Os ODS são um conjunto de 17 objetivos e 169 metas, que devem ser usados como ferramenta de planejamento para os municípios, uma vez que orientam a implementação de políticas sociais, ambientais e econômicas de acordo com as necessidades e prioridades locais para tornar o mundo melhor para as gerações presentes e futuras.
Vitória aderiu aos ODS ainda em 2017, visando promover desenvolvimento sustentável com responsabilidade social e ambiental e buscando assegurar qualidade de vida para toda a população. Os objetivos trabalhados são estes:
Erradicação da pobreza
Fome zero e agricultura sustentável
Saúde e bem-estar
Educação de qualidade
Igualdade de gênero
Água potável e saneamento
Energia acessível e limpa
Trabalho decente e crescimento econômico
Indústria, inovação e infraestrutura
Redução das desigualdades
Cidades e comunidades sustentáveis
Consumo e produção responsáveis
Ação contra a mudança global do clima
Vida na água
Vida terrestre
Paz, justiça e instituições eficazes
Parcerias e meios de implementação
Cidade inteligente e sustentável
“Planejamos nossas ações seguindo as diretrizes de tornar a cidade mais inteligente e sustentável. Além de dar visibilidade e transparência aos indicadores de Vitória, orienta os acordos de cooperação internacional, uma vez que utiliza a mesma linguagem que os organismos internacionais e demais municípios ao redor do mundo”, afirmou o secretário de Gestão, Planejamento e Comunicação, Mateus Mussa.
“Vitória já realiza muitas ações que contribuem para que a cidade seja mais inteligente e sustentável. O que estamos fazendo é alinhar nosso planejamento com os ODS, buscando dar transparência aos indicadores da cidade. Também monitoramos indicadores dos acordos de cooperação internacional que Vitória faz parte, como a Plataforma Centros Urbanos e Cidades Emergentes e Sustentáveis, visando manter a articulação com parceiros internacionais”, afirmou o gerente do Observatório de Indicadores da PMV, Ramires Brilhante.
Segundo ele, os benefícios do desenvolvimento devem alcançar todas as esferas da população, como o próprio lema dos ODS conclama: “Ninguém fica para trás”. Ao criar uma estrutura para monitorar os indicadores da cidade e os ODS, Vitória saiu a frente junto com um reduzido número de cidades do Brasil.
Observatório
O papel do Observatório de Indicadores é monitorar os avanços das políticas públicas, subsidiando gestores e servidores na tomada de decisões e disponibilizando informações para a população de modo que possa participar de forma mais qualificada nas discussões sobre a cidade, de maneira que a articulação da administração municipal, organizações da sociedade civil e população em geral possa construir uma cidade, um país e um planeta mais sustentável.